Arolde de Oliveira quer suspender norma de união civil homoafetiva

Dep. Arolde de Oliveira quer suspender permissão para união civil entre homossexuais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
Dep. Arolde de Oliveira quer suspender permissão para união civil entre homossexuaisJá está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 871/13, de autoria do deputado cristão Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que - entre outras medidas - impede a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
 
Segundo o texto - já aprovado na Comissão de Direitos Humanos, no ano passado (2013) - os efeitos da Resolução 175/13 do CNJ - que "dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo" - serão sustados.
 
Para o parlamentar a Resolução 175/13 extrapola as competências do Conselho Nacional de Justiça, usurpando uma competência do Congresso Nacional. O que caracteriza a ação irregular do Conselho, segundo Oliveira, é o fato do CNJ não somente esclarecer uma lei, mas ir além disso, normatizando-a.
 
“A resolução, como um mero ato administrativo de conduta dos agentes públicos, atinge a esfera legiferante e abre um precedente temerário, porque os legítimos representantes do povo têm reduzida sua atuação por conta de um órgão administrativo e auxiliar do Poder Judiciário”, argumentou.
 
Andamento
O Projeto de Decreto Legislativo 871/13, de autoria de Arolde de Oliveira ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, após aprovação, segue para exame do Plenário.
 
Com informações da Agência Câmara

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições