Rubinho Pirola em entrevista ao Guiame durante a 4º FLIC. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
O cartunista Rubinho Pirola percebeu detalhes ricos na Bíblia e resolveu desvendar suas curiosidades de forma humorada e ilustrativa. O livro "A Bíblia Para Curiosos" foi apresentado na 4° FLIC como um desmistificador de detalhes notáveis da Palavra de Deus.
"A Bíblia é um livro rico, mas apesar da riqueza toda, não costumamos buscar descobrir as coisas que a Bíblia tem", disse Pirola em entrevista exclusiva ao Guiame. "Às vezes criamos mitos, frases feitas e crendices que não condizem com a verdade."
Pirola explica que cartunistas são críticos, e por vezes até malandros, reparando nas características peculiares das pessoas. "Tem muita gente que acha que isso é um talento, mas minha mãe desconfiava que isso era uma falha de caráter", brinca o artista.
A ideia do livro surgiu pela Geográfica Editora, responsável pela publicação da obra, que convidou Pirola para produzir o material. "Foi como chamar um menino para tocar a campainha do vizinho e sair correndo. Topei na hora", conta.
Dentre as curiosidades do livro, Pirola revela que nunca havia chovido na terra antes do dilúvio e não foi Dalila quem cortou o cabelo de Sansão. Ele ressalta que tudo isso se desvenda na própria bíblia. "Eu não usei fontes extra bíblicas, eu tentei me ater mesmo às Escrituras. De tanto a gente ler, a gente deixa de prestar atenção em coisas que estão claras."
"A minha grande expectativa é que esse livro fale ao coração das pessoas que têm resistência com a Bíblia. É incrível que nós somos olhados pela sociedade como pessoas irascíveis, sem humor, legalistas", afirma o autor.
Confira a entrevista completa: