Na última quinta-feira (27) foi comemorado nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day em inglês). Esta é uma data comemorativa onde as pessoas se reunem para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano. Nos EUA e Canadá esta data é um dos feriados mais importantes do ano. No Brasil, a data é celebrada por famílias de origem norte-americana, cursos de idiomas, universidades confessionais e cristãos protestantes, especialmente luteranos, presbiterianos, batistas e metodistas.
Neste dia, é comum que as pessoas façam viagens para encontrar os parentes. As famílias se juntam para jantar, onde geralmente se serve arroz, peru, batata-doce, purê de batata, torta de maçã, torta de nozes, e outros pratos tradicionais na América do Norte. Devido o peru ser o prato principal, o feriado também é chamado de Turkey Day (Dia do Peru).
As igrejas costumam realizar cultos especiais de gratidão a Deus, e as instituições de caridade servem jantares de Ação de Graças aos necessitados, órfãos, idosos e doentes. Em alguns locais, a data é marcada pela realização de desfiles e eventos esportivos.
No Brasil e nos Estados Unidos a data é comemorada na quarta quinta-feira de novembro. Já no Canadá, na segunda segunda-feira de outubro. Nesta quinta-feira (27), a expressão 'Happy Thanksgiving' ('Feliz Ação de Graças') e a hashtag '#ImThankfulFor' ('#EuSouGratoPor') ganharam espaço entre os assuntos mais comentados do dia. Clique aqui para conferir.
Entenda a origem
O Dia de Ação de Graças surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos Estados Unidos. Em 1621, depois de anos difíceis para a agricultura, os colonos tiveram uma boa colheita de milho. Para marcar a ocasião, o governador da vila organizou uma festa em gratidão a Deus. Desde então a festa se tornou uma tradição, até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln oficializou a quarta quinta-feira de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
No Brasil
Por meio da lei 781, de 17 de agosto de 1949, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.