O que significa verdadeiramente andar pela fé? O pastor Joel Engel falou sobre o assunto na terça-feira (22) inspirado na história de Abraão, relatada em Gênesis, que ficou conhecido como o pai da fé.
Abraão saiu da terra de Ur (onde hoje fica o Iraque), após receber uma promessa de Deus, aos 75 anos de idade. Deus lhe disse que ele e seus descendentes se tornariam donos de Canaã (onde hoje fica Israel).
Aos 100 anos de idade, o patriarca teve um filho com sua esposa estéril, Sara, na época com cerca de 91 anos. Isaque foi o herdeiro da promessa marcada pela fé, lembra o pastor.
Engel lembra da palavra hebraica “emuná”, que geralmente é traduzida como fé. No entanto, ele destaca que o conceito de fé na cultura judaica é diferente: se trata de “obedecer e se mover”.
“A obediência ultrapassa aquilo que entendemos como fé”, explica Engel. “Nós fomos ensinados que ter fé é fazer uma imagem daquilo que queremos e bater o pé. Mas e quando não temos a resposta do que pedimos a Deus? É nessa hora que precisamos nos apoiar no caráter de Deus. Se Deus disse que vai dar, Ele vai cumprir a palavra Dele.”
Para se apoiar no caráter de Deus, o pastor ensina que é preciso conhecê-Lo. “Só conhecemos a Deus quando Ele se manifesta. Você não conhece alguém pela imagem, mas por sua ação, por sua atitude”, lembra.
Engel também ensina que é preciso corresponder a Deus. “Quando eu espero algo de Deus, eu sei que Deus também irá esperar algo de mim”, afirma.
“Toda nossa fé tem que estar baseada em uma palavra que Deus deu. E nossa fé não é uma fé ignorante. Você tem que ter uma fé inteligente. Abraão sabia que estava arriscando tudo ao sair de sua casa, porque ele ouviu uma palavra. Quando Deus falou com ele, ele respondeu com atitude”, completa.
Fé é mais que pensar positivo
O pastor Joel Engel destaca que ter fé não é só ter uma “imaginação positiva" sobre o que pode acontecer, mas sim, ter confiança em Quem pode fazer. “Você deposita a sua confiança em Deus quando você conhece o caráter de Deus.”
“Para que Deus possa realizar os sonhos colocados por Ele em nossos corações, há dois passos importantes: crer no caráter Dele e obedecer sua Palavra”, aconselha.
Engel lembra que Deus chamou Abraão para viver sua promessa, mas pediu que ele fosse um homem íntegro. “A vontade de Deus é que você seja próspero, mas Deus também quer que você seja separado e que seja só Dele”, disse.
Para aqueles que acreditam que sua promessa está demorando para se cumprir, Engel lembra que há o tempo “Chronos”, do calendário e relógio, e o tempo “Kairós”, o tempo de Deus.
“No tempo de Deus, a promessa se cumpre”, afirma. “Deus sempre cumpre o que Ele promete. Ele é de confiança. Apenas continue avançando e obedecendo. Emuná!”
Veja a pregação completa: