Famosa nos Estados Unidos e também no Brasil, a rede de lanchonetes Burger King lançou no último domingo, 29/06, uma "versão gay" do famoso sanduíche Whopper.
A ação publicitária foi criada pela agência David, de Miami (Flórida) em apoio à parada gay norte-americana.
A nova versão do sanduíche ganhou o nome de "Proud Whopper" ("Whopper Orgulhoso") e foi adicionado ao menu do dia em que se realizou o evento.
O sanduíche em si não trazia nada de diferente em sua composição, mas vinha envolto em um papel que trazia a seguinte mensagem: “somos os mesmos por dentro”.
Segundo a rede de lanchonetes, o dinheiro arrecadado com as vendas dos sanduíches foi doado para a Fundação Burger King McLamore, em benefício à comunidade LGBT do EUA.
Contextualização
Possivelmente esta notícia possa trazer à memória de muitos norte-americanos (cristãos ou não), um caso envolvendo uma outra rede de lanchonetes e homossexuais, e que gerou grande polêmica no estado do Texas, em 2012.
No mês de agosto de 2012, ativistas gays promoveram um "beijaço" em frente a algumas lanchonetes da rede "Chick Fil - A", cuja os donos são cristãos.
O protesto foi motivado pelo posicionamento público dos donos da rede a favor do casamento (homem e mulher) e dos valores da família.
Manifestantes participaram da manifestação em diversas cidades do país, onde a rede possui franquias.
A rede Chick Fil - A também chegou a ser proibida de abrir novas franquias em alguns estados, caso não voltasse atrás em seu posicionamento.