Os governos, tendências culturais e estações podem mudar, mas Deus continua procurando por toda a Terra o mesmo tipo de pessoa. O pastor Joel Engel falou nesta terça-feira (13) sobre as características que agradam a Deus.
“Precisamos deixar para trás o passado e começar um novo tempo aprovados por Deus. Se não formos aprovados para a nossa missão, Ele levanta outro em nosso lugar”, disse Engel em um culto online.
O pastor refere-se à história de Saul e Davi.
Saul foi escolhido como o primeiro rei de Israel quando os israelitas pediram pela monarquia, à semelhança de outras nações. Na época, o povo de Israel era liderado pelo profeta Samuel, que atuava como juiz e um “porta-voz” de Deus.
“Não há nenhum problema em querer ter um rei, o problema é querer um rei semelhante às outras nações. Ou seja, um rei com costumes do mundo”, observou o pastor.
Saul atendia às expectativas do povo e teve um bom início de reinado, mas sua desobediência a Deus manchou drasticamente o seu governo. “Saul foi ungido por Deus, mas deixou o orgulho subir ao seu coração e não obedeceu a Deus. Há pessoas que se convertem, são ungidas, mas não permaneceram no primeiro amor”, explica Engel.
A Bíblia diz que então “o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo” (1 Samuel 13:14).
Foi quando Davi, um pastor de ovelhas, recebeu a visita do profeta Samuel com uma mensagem que mudaria seu destino: ele foi escolhido por Deus para governar o povo de Israel no lugar de Saul.
Viva o novo de Deus
O pastor Joel Engel fez então algumas reflexões sobre o que a história de Saul e Davi nos ensina.
“Estamos em um tempo em que muitas coisas estão acontecendo no mundo e precisamos estar atentos às mudanças”, afirma o pastor. “Não podemos continuar vivendo nos moldes dos tempos passados, porque eis que tudo se fez novo”.
Na prática, podemos viver a vontade de Deus para este tempo? “Rompendo o passado, seguindo em frente e assumindo a missão que Deus preparou para nós no futuro”, responde Engel.
O pastor destaca ainda que Deus nos observa nas pequenas coisas, assim como observava Davi enquanto ele pastoreava ovelhas.
“Será que agora, para esse novo tempo que está começando, Deus não está procurando pessoas capazes de cuidar bem de suas ovelhas? Alguém que não vai se corromper com o poder e o dinheiro?”, questiona.
Características de Davi
“Davi era um sujeito que não ficou preso ao passado, soube a hora da mudança, não perdeu o timing de Deus. Muitas mudanças estão acontecendo nas nações. Muito em breve, muitos líderes serão mudados. E muito em breve, o Rei dos Reis descerá à terra. E antes disso acontecer, Ele vai procurar pessoas que sejam leais e fiéis”, destacou Engel.
As perguntas que o pastor faz, então, são: Você está no grupo de pessoas que Deus está procurando? Ele encontraria em você alguém com as características de Davi?
Dentre várias características de Davi, a que mais chamou a atenção de Engel é o fato dele ter sido “o melhor filho de seu pai, embora fosse o mais maltratado”. Davi “era um filho que dava alegria a seus pais” e também “um filho aprovado por Deus”.
O pastor também lembra que Davi sabia encarar as mudanças movidas por Deus. “Não leve coisas velhas ao lugar que Deus te colocou hoje”, alerta.
“Nós vamos encerrar o ano e simplesmente sepultar os antigos rótulos: o escravo, o coitadinho, o rejeitado. Você precisa pegar uma folha em branco, escrever as coisas que todos os dias te machucam, limpar e começar um novo tempo, sabendo que Deus te escolheu para cumprir o seu chamado”, afirma o pastor.
Por fim, Engel acredita que, a qualquer momento, pode acontecer com você o que aconteceu com Davi. “O profeta pode bater à sua porta dizendo: Deus te escolheu. Esteja preparado. Seja a nova versão de si mesmo em 2023. Apresente-se a Deus limpo!”
Assista a pregação completa: