Em um dos cinco palcos do The Send Brasil, realizado simultaneamente em estádios brasileiros neste sábado (31), o pastor Paulo Mazoni afirmou que há uma convocação clara para a Igreja Evangélica assumir o papel de “voz que clama”.
O líder da Igreja Batista Central de Belo Horizonte fez referência ao chamado do profeta João Batista, que em sua época preparou o caminho para a chegada de Jesus. Em sua ministração, destacou o período de silêncio espiritual que antecedeu esse momento histórico.
O pastor lembrou que a última palavra de Deus no Antigo Testamento foi dada por meio do profeta Malaquias, denunciando um cenário de decadência moral e espiritual. Em seguida, segundo ele, houve um silêncio de quatrocentos anos sem voz profética.
Mazoni afirmou que esse silêncio foi quebrado pelo amor de Deus ao enviar Seu Filho ao mundo. Antes, porém, Deus levantou um profeta com uma missão clara: “Prepare o caminho, para que Eu possa entrar”.
O pastor explicou que esse caminho é o arrependimento. Segundo ele, o clamor por avivamento precisa ser acompanhado de mudança de coração.
“Nós estamos clamando por avivamento, e o Senhor está dizendo: ‘Você quer mesmo um avivamento? Então prepare o caminho, para que Eu possa entrar no coração do Brasil.’”
Arrependimento e santidade
Para ele, no contexto atual, a Igreja é chamada a levantar uma voz profética que aponte esperança e direção espiritual à nação.
Ao citar Provérbios 28:13, Mazoni afirmou que o avivamento está diretamente ligado a uma postura de arrependimento e santidade.
“A Palavra de Deus é categórica quando diz: ‘Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas aquele que confessa, concorda, admite e deixa, alcançará misericórdia’”, declarou, ao enfatizar que a santidade deve marcar o comportamento de uma igreja que deseja viver um verdadeiro avivamento.
Mazoni destacou a clareza do texto bíblico, afirmando que há uma verdade direta e inegável nessa declaração.
“A Bíblia diz: ‘Jamais prosperará.’ Jamais!”, enfatizou.
“Não importa se você é crente há vinte anos, se é filho de pastor, se canta no louvor da igreja ou o quanto oferta. Se você encobre as suas transgressões, há uma lei espiritual em ação. Há uma mão do Todo-Poderoso dizendo: ‘Você não prosperará’”, afirmou.
O líder destacou que a advertência não se restringe ao Brasil como nação, mas se aplica à vida de cada cristão.
“Talvez alguém se pergunte: ‘Já sou crente há tanto tempo, por que a minha vida não flui? Por que sinto como se algo estivesse me prendendo?’ E o Senhor responde: ‘Aquele que encobre jamais prosperará’”, concluiu.
Busca pelo perdão
Mazoni afirmou que aquele que confessa, pede perdão e abandona a prática do pecado assume uma mudança de mente, um arrependimento genuíno, e alcança a misericórdia e a bênção de Deus.
“Igreja, há um avivamento soprando sobre o Brasil. Ele virá? Deus pode se mover de forma poderosa nesta nação? Sim. Mas isso está, em grande parte, nas nossas mãos”, declarou.
O líder afirmou que, quando a igreja começa a chorar e a confessar os próprios pecados, algo muda.
Segundo ele, os mesmos pecados frequentemente denunciados na política, na sociedade e nos governos também estão presentes dentro da igreja.
“Vivemos em um mundo de imoralidade — e ela campeia dentro da igreja. Vivemos em um mundo de pornografia e abuso — e isso também acontece dentro da igreja”, declarou.
Mazoni lembrou que os mesmos índices de divórcio observados na sociedade também se repetem dentro da igreja.
Ao abordar o tema da liderança espiritual, fez uma analogia com os dias de João Batista e alertou para a influência do dinheiro.
“A liderança evangélica, como nos dias de João Batista, vai se corrompendo diante de Mamon”, afirmou, em referência às palavras de Jesus em Mateus 6:24, quando ensina que ninguém pode servir a dois senhores.
Fé cristã
O pastor também questionou a centralidade da fé cristã na atualidade. “Quantos deuses existem hoje? Parece que o maior deus já não é Jesus, mas o ‘eu’”, disse, ao destacar que a opinião pessoal tem prevalecido sobre a autoridade das Escrituras.
“Eu quero fazer do meu jeito. Eu não concordo com isso. E então começamos a selecionar as partes da Bíblia que gostamos”, acrescentou.
E fez um apelo direto à igreja. “Irmão, ou a igreja passa por um profundo arrependimento, ou não há esperança para o Brasil. A igreja é o sal da terra. A igreja é a luz do mundo. A nossa luz não pode estar encoberta”, declarou.
Mazoni afirmou que Deus deseja resplandecer sobre a vida dos cristãos, mas destacou que, para isso, é necessário ser um espelho limpo. Segundo ele, cada pessoa é chamada a viver como representante de Cristo.
“Um dia, Cristo foi à cruz como nosso representante. A morte dEle garantiu a nossa salvação. Hoje, o nosso arrependimento e a nossa atitude têm imenso valor diante de Deus”, declarou.
The Send Brasil
Para Mazoni, a atual edição do The Send não é um encontro aleatório, mas um chamado ao despertamento da igreja. Segundo ele, o evento aponta para uma consciência espiritual e para trazer despertamento sobre a igreja.
“O Brasil é chamado para acordar, para despertar. Há injustiça, crueldade e desonestidade por todos os lados. Parece que não há esperança. Mas a esperança tem nome: Jesus. E o instrumento de Jesus está aqui: a igreja”, afirmou.
Mazoni relembrou que a igreja recebeu poder para anunciar o Evangelho, mas ressaltou que esse chamado exige uma postura íntegra, santa e exemplar.
“Quando uma igreja santa se levanta, Satanás cai. E o seu poder sobre a Terra cai. Deus está chamando a mim e a você individualmente, mas também está chamando a igreja brasileira ao arrependimento”, afirmou.
Ao final da ministração, Mazoni convidou os participantes a orarem para que Deus se manifeste de forma sobrenatural sobre a nação.
“Há sinais, maravilhas, avivamento e poder. É impossível que o Senhor não se levante do trono diante de jovens e de um povo que clama dessa forma, em todas as regiões do Brasil”, afirmou.
O pastor declarou ainda que acredita que a resposta de Deus está diretamente ligada à atitude da igreja.
Para reforçar o apelo, citou Josué 3, destacando que a exortação feita ao povo de Israel continua atual: “Consagrem-se. Santifiquem-se. Porque em breve Eu farei maravilhas entre vocês”.
Assista a transmissão do The Send Brasil 2026 na íntegra:
