A marca Doritos México lançou um comercial no Dia de Finados (02) com uma mensagem sobre a inclusão LGBT, usando como personagens principais dois homens idosos numa união homoafetiva.
De acordo com a CNN Espanhol, a iniciativa foi da Pepsico México e tem como objetivo dar visibilidade às causas da comunidade em questão. Com o título “Nunca é tarde para ser quem você é”, ao final do vídeo é acrescentada a hashtag #OrgulloTodoElAño.
No comercial, aparece a família do tio Alberto [animação da Pixar: Viva — A vida é uma festa] fazendo oferendas no túmulo do falecido, levando uma porção de Doritos, quando o espírito dele aparece.
Sobre a mensagem do comercial
A família se surpreende quando o tio Alberto apresenta seu novo companheiro do além, o Mário, e os dois trocam olhares apaixonados. A irmã mais velha diz: “Que milagre! Achei que ficaria sozinho para sempre”, em apoio ao irmão já falecido.
Não é de hoje que a marca de salgadinho Doritos, da empresa norte-americana Alex Foods, apoia abertamente as pautas da comunidade LGBT. Em 2015, a marca lançou nos EUA o Doritos Rainbows.
As vendas são revertidas 100% para instituições ligadas ao Movimento LGBT que combatem o assédio e a discriminação. Com o sucesso da ação, a estratégia foi replicada em outros países e chegou ao Brasil em 2017, com uma campanha de inclusão de gêneros e apoio à diversidade.
‘Não respeitam nem a memória dos avós’
O pastor e diretor do colégio Batista Getsêmani, Jorge Linhares, fez um protesto contra a campanha pró-LGBT da Doritos no Brasil.
Através de um vídeo no YouTube, ele comenta sobre a mensagem que vai atrás da embalagem do salgadinho: “Doritos é para aqueles que querem sair do óbvio, que buscam sempre desafiar a lógica do senso comum. Se você é um desses que nem sempre quer fazer sentido, você é dos nossos!”, leu.
“Eu não sou de vocês, eu pertenço a Jesus Cristo. Nunca mais eu vou comprar Doritos. Vai para o lixo esse aqui. Não serei instrumento para que essa empresa enriqueça. O boicote é uma grande arma em muitas situações em que não concordamos com alguma coisa”, afirmou.
Sobre o vídeo do tio Alberto, ele aponta para a falta de respeito com o que ele considera o modelo máximo na família, o avô. “É o pai duas vezes, é o grandfather. E eles colocam dois homens na eternidade ferindo a palavra de Deus”, concluiu.