“Deus permitiu a todos nós ministrar a Ele e para Ele. Descobrir nosso lugar e nossa parte é um passo crucial no avanço do discipulado”, diz o pastor Samuel Kasigwa, de Uganda.
Há dois anos, o líder da equipe global Uganda For Evangelism Ministries começou a procurar motoristas, em particular os de boda-boda (mototáxi, muito comum no país), para pregar a palavra de Deus a eles nas ruas.
Ele revelou durante uma entrevista exclusiva com o Uganda Christian News, que “a melhor coisa que pode transformar a natureza e o comportamento dos grupos da sociedade é o evangelho de Jesus Cristo”.
Dados recentes da Autoridade da Capital de Kampala indicam que somente a capital de Uganda tem mais de 120.000 motocicletas, a maioria das quais estão envolvidas em atividades comerciais, o boda-boda.
Acredita-se, no entanto, que esse número seja maior, já que alguns veículos não são registrados, de acordo com a Associação de Cavalos de Kampala Boda-boda.
“O Senhor falou a dois anos atrás para eu começar a procurar os homens que dirigem estes veículos e desde então nós temos chegado a eles em todos os distritos onde estivemos”, disse o pastor Samuel Kasigwa.
Kasigwa desde então abraçou a grande comissão que atravessou mais de 36 distritos em Uganda.
Na semana passada, o pastor compartilhou o evangelho com motoristas no distrito de Moroto e também viajará ao distrito de Napak para o mesmo trabalho evangelístico.
"Para Deus, seja a glória que centenas deles estão entregando suas vidas a Jesus Cristo", disse ele.
Pregação completa
Sem a Bíblia, ele diz que homens e mulheres no sistema boda-boda têm pouca esperança, “mas quando eles recebem a Palavra de Deus, eles descobrem um Pai que os ama e que enviou Seu Filho para salvá-los de seus pecados”.
O pregador disse ainda que aborda várias questões com as pessoas, incluindo salvação, casamento, empreendedorismo, poupança, o sistema de justiça, higiene, honestidade, alcoolismo entre outros
“Surpreendentemente, esses motoristas de boda-boda são receptivos e têm uma liderança muito organizada em todo o país”, disse ele.
“Eu os encorajo a parar de beber álcool. Alguns acidentes são causados por pilotos bêbados. Abordo o fato de que eles deveriam se casar com uma esposa e acabar com a imoralidade sexual”, explicou.
Policiais recebem a palavra de Deus pregada pelo pastor Samuel Kasigwa. (Foto: Reprodução/UGCN)
O pastor disse ainda que fala sobre a necessidade de proteção divina. “Eu compartilho versículos como Salmos 91:11 por causa do alto risco de acidentes e roubo. Encorajo-os a estarem em oração e confiarem em Deus”, disse ele.
Provérbios 6: 6 aborda sua necessidade de economizar e não desperdiçar todo o seu dinheiro arduamente ganho. Eu os encorajo a parar a justiça da máfia.
Samuel diz que frequentemente compartilha com eles a história de Caim e Abel. “O sangue das pessoas que eles matam através da justiça da turba trará uma maldição sobre eles e sobre seus filhos e netos”, diz.
Higiene pessoal também é ensinada pelo pastor aos homens. “Eles precisam estar limpos, devem tomar banho e lavar roupas. Eles devem ser honestos e fiéis aos seus clientes e chefes”, acrescentou.
O pastor Samuel disse ao Uganda Christian News que o seu ministério tem um programa onde você acompanha os novos convertidos. “Eu trabalho com as igrejas locais existentes na área onde eu esteja pregando”, disse.
Além dos motoristas, o pregador também está envolvido em compartilhar o evangelho dentro da prisão e das bases militares, para os policiais.