Pastores estão destacando o aumento de batismos em suas igrejas nos Estados Unidos que apontam para um despertar espiritual na nação.
O pastor Shawn Beaty, da Igreja Clovis Hills, na Califórnia, tem trabalhado com novos convertidos de uma forma criativa. Por muito tempo, ele observou “pessoas querendo o reino sem o Rei, benefícios sem as bênçãos de Deus”.
“Quando você tenta alcançar isso sem Ele, cria o caos. Quando há caos suficiente na vida das pessoas, elas procuram uma solução”, disse Shawn à Baptist Press.
Segundo o pastor — que está na igreja há 12 anos — o desejo por essa solução é evidenciado nos batismos. Em 2023, houve um aumento de 248% nos batismos relatados pelas igrejas da Convenção Batista do Sul da Califórnia (CSBC) em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, a igreja Christian Fellowship registrou aproximadamente 4.500 batismos. Em 2024, a Igreja Beaty e Clovis Hills registraram 222 batismos em cinco campi.
O pastor Shawn também atua como presidente do conselho executivo do CSBC e viaja por todo o estado ajudando no treinamento evangelístico.
Para ele, os californianos que há muito anos estavam sobrecarregados com a Nova Era estão em busca de um alicerce construído em Cristo.
“Deus está fazendo algo. Você não pode simplesmente creditar um aumento no retorno dos relatórios do [Perfil Anual da Igreja]. Estamos batizando mais pessoas e vendo elas virem a Cristo”, afirmou ele.
E continuou: “As pessoas olham para Deus em tempos de provação e transição. Isso tem acontecido nos últimos quatro ou cinco anos. As pessoas estão procurando uma direção diferente”.
Relatórios
Embora o aumento nos batismos esteja atribuído à ênfase no evangelismo local, o relatório entre as igrejas não pode ser ignorado.
Os batistas do Colorado viram um aumento de 96% nos batismos em 2023, quando 39,2% das igrejas daquela convenção devolveram um relatório em comparação com 35,7% em 2022.
A Convenção Batista do Sul de Utah-Idaho observou um aumento de 89,46% nos batismos no ano passado.
“Uma palavra – Deus”, disse o diretor executivo Rob Lee, e continuou: “Deus está fazendo um grande movimento nos dois estados. O número de pessoas que vêm ao Senhor e seguem com o batismo é um movimento. Um grande número de nossas igrejas estão realizando vários cultos de batismo, algo que não víamos há algum tempo”.
Os Batistas do Sul registraram quase 227.000 batismos no ano passado, um aumento de quase 26%.
Muitos jovens estão chegando à fé. (Foto: Reprodução/Instagram/Clovis Hills Community Church)
Testemunhos
Na Igreja Clovis Hills, os cristãos realizam um trabalho evangelístico de remoção de tatuagens, que ajuda na obtenção de emprego e sinaliza um novo começo através da redenção.
Um dia, uma jovem que havia orado naquela manhã para aceitar Jesus se aproximou. Mas, havia um nome tatuado em seu pescoço, era do cafetão que a traficava há cinco anos.
“Em algum momento ela se libertou do tráfico. Naquele dia, ela foi liberta em Cristo. É isso que Jesus faz. Vemos muitas pessoas se apresentando. Faço um apelo e muitos jovens estão respondendo”, contou Shawn.
“Quando você chama alguém para fazer algo corajoso como orar para receber Cristo e declarar isso publicamente com a boca, é um grande momento e uma grande celebração”, acrescentou ele.
Em suas viagens, o pastor incentiva os líderes das igrejas a estabelecerem metas para alcançar outras pessoas com o Evangelho.