“Você precisa entender que há uma diferença entre ter medo de Deus e ter o temor do Senhor”. Essa é a mensagem deixada pelo pastor John Bevere neste sábado (25) em participação no The Send Brasil online.
A primeira definição de Bevere sobre o temor do Senhor é: ficar aterrorizado por estar longe de Deus. “A pessoa que teme a Deus não diz: ‘Quão perto posso chegar da linha do pecado e não cair?’ Essa pessoa diz: ‘Eu quero estar tão perto de Deus que não poderei nem ver essa linha do mundo ou do pecado’”, explica.
O pastor também ensina que temer a Deus é venerá-Lo. “Essa é uma palavra grande, que significa: honrar, estimar, respeitar, fascinar-se diante Dele acima de qualquer coisa ou qualquer outra pessoa. Nós trememos diante de Sua presença e trememos com Sua palavra”, ensina.
“A pessoa que tem medo de Deus, tem algo a esconder. Se você olhar para Adão, quando ele pecou contra Deus, ele fugiu da presença do Senhor. Já a pessoa que teme a Deus não tem nada a esconder, mas ela fica aterrorizada de estar longe de Deus.
Por que o temor do Senhor é tão importante? O pastor aponta para Provérbios 1:7, que diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento”.
“Se vamos ser eficazes em trazer o Reino de Deus para esta Terra e levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas, devemos conhecer a Deus intimamente. O que fez com que Jesus se destacasse acima de tudo e todos? A relação íntima que Ele tinha com o Pai. Ele sabia o que as pessoas estavam pensando, Ele sabia os lugares a que deveria ir, porque Ele cultivava um relacionamento muito próximo com Seu Pai”, destacou.
E o que significa,de maneira prática, temer ao Senhor? Ele define que temer a Deus significa tremer com Sua Palavra e obedecer a Deus instantaneamente.
“Tremer com Sua palavra e temer ao Senhor significa que obedeceremos mesmo quando dói, mesmo que não vejamos um benefício”, afirma Bevere. “Se você teme a Deus, você vai amar o que Ele ama e odiar o que Ele odeia. Portanto, não me diga que teme a Deus porque odeia os pecadores. Agora, Deus odeia o pecado, porque Ele odeia tudo aquilo que nos destrói”.
“A igreja esteve na vala do legalismo nos anos 60 e 70, e então nós descobrimos que Deus é nosso Pai e nos ama. Mas nós balançamos o pêndulo para o outro lado e caímos na outra vala. Está vala é chamada de ‘antinomianismo’, um estilo de vida excessivamente mundano e carnal”, acrescenta. “Uma vida cristã saudável é baseada no amor por Deus e em nosso temor a Ele”.
Como você consegue o temor do Senhor? Segundo Bevere, o caminho é simples: “Tudo o que precisamos fazer é orar e pedir a Deus que nos encha com o santo temor do Senhor”.