A história do pastor Evgeny tem impactado muitos presos que são evangelizados por ele. Desde muito cedo ele começou a enfrentar os desafios de uma vida adulta. Com apenas oito anos já tinha problemas com o alcoolismo.
A atitude de Evgeny é na verdade um reflexo de sua mãe, pois ela também era alcoólatra. Mesmo criança, ele já roubava dinheiro em casa para comprar vinho. Ele foi preso muito novo e passou nove anos na cadeia.
Evgeny foi submetido a péssimas condições onde estava preso. Ele apanhava todos os dias e chegou a comer grama. Mas, foi lá onde ele ouviu sobre Jesus pela primeira vez. Na prisão, ele também ganhou uma Bíblia e leu todo o Novo Testamento em poucas semanas.
Sua curiosidade pelo cristianismo foi aumentando, até que mesmo sem saber ler tão bem, passou a ler outro livro cristão que encontrou na cadeia.
Certo dia, ainda na prisão, ele ouviu uma voz dizendo: "Você precisa se arrepender". Então, foi à sala de oração. Lá havia um homem orando, e eles passaram a orar juntos sempre. Até que um dia Evgeny entregou sua vida a Jesus.
Evgeny finalmente achou a felicidade que procurava, tanto que ele passou a falar de Jesus para os guardas e prisioneiros. Muitos deles se converteram. Naquela época houve um avivamento, a ponto de 90% dos pastores batistas serem ex-prisioneiros.
Nova vida
Chegou o dia de Evgeny sair da prisão, mas ele sabia que sua missão ali não tinha acabado. Após deixar a cadeia, ele começou a visitar os presos, até mesmo criminosos temidos e perigosos. Através de suas visitas e cuidados, muitos deles se converteram.
O pastor que havia evangelizado Evgeny falou para ele sobre a Portas Abertas e ele participou de um treinamento de negócios, onde aprendeu a fazer um plano de negócio sobre criação de abelhas. Ele aprendeu a produzir mel e pegou um empréstimo de 5 mil dólares.
Com 3.500 ele comprou carroças de colmeias e com 1.500 comprou abelhas. Com a bem-sucedida produção de mel, após cinco anos, ele pagou o empréstimo. O pastor expandiu seu negócio e hoje emprega cinco trabalhadores. A demanda é maior do que ele consegue produzir.
Foi por meio desse lucro que o pastor Evgeny iniciou dois centros de reabilitação – um para homens e outro para mulheres. Ele os visita regularmente para levar comida e oferecer momentos de adoração. No centro para os homens, eles também desenvolvem um projeto de produção de mel, sendo exemplo de como um projeto pode ajudar outro.
As pessoas que estão nos centros de reabilitação são de simples fé, pessoas com baixo nível de escolaridade, mas têm um sólido conhecimento e confiança nas escrituras.
Atualmente, Evgeny serve como pastor de uma igreja não registrada. Com a renda do projeto de criação de abelhas também ajuda as vítimas de um desmoronamento de terra, onde 15 famílias ficaram desabrigadas e o governo não fez nada para ajudá-los.