O pergaminho foi descoberto em 1970 e mantido em depósito até que uma nova tecnologia tornou possível lê-lo.
À primeira vista parece ser um pedaço de carvão, mas na verdade, é um irreconhecível pedaço de rolo antigo queimado. O pergaminho, com sete centímetro de comprimento, foi descoberto ao lado de outros restos carbonizados. É uma cópia antiga, de 1.500 anos, do livro de Levíticos da Bíblia em hebraico.
Os cientistas usaram uma tecnologia de digitalização avançada para decifrar o conteúdo do documento carbonizado encontrado em uma antiga sinagoga de Ein Gedi, na costa oeste do Mar Morto, em Israel.
O trecho queimado foi encontrado em 1970, mas estava muito danificado para leitura. Foram necessárias três varreduras usando tomografias computadorizadas com raios-x e 3D para descobrir o texto sobre os restos queimados.
Os pesquisadores acreditam que outros fragmentos carbonizados encontrados ao lado do pergaminho também possam conter textos antigos ligados à Bíblia.
Foram identificados os primeiros oito versículos do Livro de Levítico. Abaixo, o texto mostra o que estava legível no pergaminho em negrito:
A pesquisa foi conduzida pelas autoridades das Antiguidades de Israel, que têm trabalhado com a empresa Merkel Technologies para executar a digitalização de alta resolução dos manuscritos do Mar Morto.