O protagonista, Josué, será vivido pelo ator Sidney Sampaio. (Foto: Famosos na Web)
'Josué e a Terra Prometida' será continuidade da trama de Moisés na novela 'Os Dez Mandamentos'. No entanto, a Record decidiu que é inviável antecipar a estréia do novo folhetim, e agendou seu início para julho de 2016. Até lá, 'Escrava Mãe' cobrirá o intervalo das duas histórias.
Com autoria de Renato Modesto, a produção terá 150 capítulos gravados em tecnologia 4k, sob a direção de Alexandre Avancini, e um elenco composto por cerca de 99 atores — isso significa que o investimento será semelhante à atual novela bíblica da emissora.
O protagonista, Josué, será vivido pelo ator Sidney Sampaio, que atualmente vive o mesmo personagem na novela Os Dez Mandamentos como Oséias — nome que ele tinha antes de ser mudado por Moisés. Ele aparecerá em cena 40 anos mais velho, assim como fizeram com Guilherme Winter na atual produção.
Ele e o ator Rodrigo Vidigal, que interpreta Calebe, serão os únicos atores que vão fazer a segunda novela. Isso porque os dois personagens são os únicos que cumprem a missão de entrar em Israel sem desobedecer os comandos de Deus, acompanhados das gerações mais novas dos escravos hebreus, que morrerão no deserto.
O elenco ainda não está fechado e as gravações não começaram. Mas até agora foram escalados os atores Miriam Freeland como protagonista e Paloma Bernardi como vilã. Além delas, entram também Thaís Melchior, Maytê Piragibe, Alexandre Slaviero, Marisol Ribeiro, Daniel Erthal, Jéssika Alves, Gabriel Gracindo, Leonardo Vieira, Juan Alba, Leonardo Miggiorin e Júlia Fajardo.
A história da novela bíblica Josué e a Terra Prometida começa após a morte de Moisés, que avista a cidade de Jericó de longe antes de ser castigado por Deus por haver ferido uma rocha com um cajado ao invés de tocá-la. Josué e Calebe são definidos então como os sucessores dele.
Ao chegarem em Jericó, eles não são bem aceitos pelo povo que tomou conta daquela parte de Israel e acabam sendo obrigados a travar uma guerra contra eles, com o intuito de levar os hebreus para Canaã. Eles são ajudados por Raabe (Miriam Freeland), uma cafetina que só sobrevive ao atentado porque se converte em uma hebreia depois.