Atividade do comércio registra aceleração em outubro, diz Serasa

Atividade do comércio registra aceleração em outubro, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A atividade do comércio registrou crescimento de 1,6% em outubro, na comparação com o mês anterior, sem influências sazonais, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira (3).

A alta foi influenciada principalmente pelo avanço de 1,7% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pela alta de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. Segundo a Serasa, isso se deve às condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao comprar esses tipos de produto.

Na comparação anual, o crescimento registrado foi de 9,2%, puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,8%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 11,8%).

De acordo com a Serasa, o varejo como um todo encerrou o período de janeiro a outubro de 2010 com uma expansão de 9,9% frente ao mesmo período de 2009.

Influências negativas

Em outubro, exerceram influência as quedas de 0,2% da atividade varejista do setor combustíveis e lubrificantes bem como do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. A Serasa atribuiu o resultado ao clima. "É possível que o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios esteja com o seu desempenho afetado pelo fenômeno “La Niña”, que tem mantido as temperaturas mais baixas nesta época nas regiões Sul e Sudeste, prejudicando a comercialização das coleções de verão", disse por meio de nota.

Tendência

A aceleração da atividade do comércio durante outubro confirma a tendência da consolidação de um ritmo de expansão consumo mais acentuada neste último trimestre de 2010. Para os economistas da Serasa, o resultado do levantamento sinaliza que o Natal deste ano deverá registrar um "excelente" desempenho em termos de vendas do varejo.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições