Bolsas europeias voltam a operar em forte queda nesta terça-feira

Bolsas europeias voltam a operar em forte queda nesta terça-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

As bolsas europeias operam nesta terça-feira (9) com volatilidade, com uma sessão tensa e carregada de sobe-e-desce. O mercado internacional enfrenta o segundoo dia de negociações após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos na sexta-feira (5) pela agência Standard and Poor’s.

Os investidores fogem de ativos mais arriscados, como ações. Pela manhã, o índice FTSEurofirst 300, que mede as principais ações europeias, caía quase 2%, no patamar dos 920 pontos, atingido pela última vez, no fechamento, em agosto de 2009.

Nesta manhã de terça, o índice FTSE 100, da Bolsa de Valores de Londres (Inglaterra), o Dax, de Frankfurt (Alemanha), e o CAC 40, de Paris (França), chegaram a abrir em alta, mas inverteram a tendência e caíam na primeira hora do pregão. Pela manhã, Londres perdia quase 2%, Frankfurt mais de de 3% e Paris quase 1%. Madri operava em queda de mais de 1%.

Os mercados aguardam a reação do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, que tem reunião nesta manhã e deve anunciar nova taxa de juros da economia.     A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, terminou o

pregão em queda de 3,6%.  (Foto: Reuters)     Asiáticas

Na Ásia, os principais mercados voltaram a fechar em baixa. Após jornadas frenéticas e ainda atemorizadas pelo rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos, as principais bolsas de valores da Ásia reduziram os prejuízos, mas ainda registraram perdas nesta terça-feira (9).

O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, que chegou a registrar perdas superiores a 4%, encerrou o dia em baixa de 1,68%. O indicador Topix, que agrupa os valores da primeira sessão, fechou com perdas de 1,59%.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, terminou o pregão em queda de 3,6%. Mas ao longo do dia, o prejuízo chegou a ser muito maior e atingiu queda de 10%.

A Bolsa de Valores de Hong Kong foi a que registrou o pior desempenho pois encerrou em queda de 5,66%.

Bovespa em queda na segunda

Na segunda-feira (8), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte queda.  O Ibovespa acompanhou o movimento internacional e fechou com queda de 8,08%, aos 48.668 pontos. Por volta das 15h20, o Ibovespa chegou a cair 9,74%, ficando muito próximo de ter suas operações suspensas pelo mecanismo intitulado 'circuit breaker' - regra que interrompe a negociação das ações por meia hora quando o índice atinge 10%.

A bolsa brasileira registrou nesta segunda o menor patamar de fechamento desde 30 de abril de 2009 (47.289) e a maior queda diária desde 22 de outubro de 2008, auge da crise financeira desencadeada pela quebra do banco Lehman Brothers, quando o Ibovespa caiu 10,18%, e acionou o 'circuit breaker' pela última vez.        

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições