Metalúrgica investe em suportes e peças de arame para casas e lojas

Metalúrgica investe em suportes e peças de arame para casas e lojas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

O mercado de suportes para lojas e utensílios domésticos fabricados com arame está em expansão. Uma metalúrgica da Grande São Paulo que atua no setor cresceu 25% em 2010 e espera aumentar ainda mais o faturamento. Os produtos conquistam os consumidores pela aparência, resistência e custo.

São fabricados mais de 20 tipos de utensílios domésticos, os produtos são bem diversificados e muito práticos no dia a dia, como uma lixeira para escritório ou um porta garrafas. Tudo é feito de arame e com o uso da tecnologia.

Com uma máquina, é possível ganhar tempo e aumentar a produção: há peças que levam apenas 25 segundos para ficarem prontas. Se fossem feitas a mão, demoraria mais de dez minutos.

Em aço carbono, um material resistente e barato, o empresário Marcelino Luppi começou fabricando molas para automóveis. Há 2 anos, o empresário passou a produzir uma linha de produtos para casa. O investimento foi R$ 500 mil em equipamentos.

Hoje, a empresa com mais de 60 máquinas e 70 funcionários cresce, em média, 25% ao ano.     São consumidas 70 toneladas de arame por mês. A matéria-prima chega em rolos em diferentes espessuras. Os fios de arame passam pelas máquinas de corte, dobradeiras e solda.

Luppi conseguiu aumentar o faturamento da fábrica em 10%. “A tecnologia é importante para ter um preço competitivo de mercado, com uma qualidade melhor e mais ágil, tendo um lucro melhor para a empresa”, explica o empresário.

O acabamento é feito por uma empresa terceirizada. Luppi acredita que os próximos anos vão trazer grandes oportunidades para expandir ainda mais os negócios.

“O Brasil tem muito a crescer nos próximos anos. Todo empresário que quiser investir no Brasil, a chance é agora, com Copa do Mundo, Olimpíadas e a política melhorando. O incentivo para o pequeno empresário é trabalhar muito e acreditar no nosso país”, afirma.

Opção para presentes

Uma loja de utilidades domésticas compra os produtos da empresa de Marcelino Luppi há mais de dois anos. As peças ficam expostas em uma prateleira logo na entrada da loja.

“Esses produtos entram com um preço um pouco inferior ao das grandes marcas. Então, ajuda na composição do mix e da nossa lista de casamentos que nós temos dos noivos”, afirma Élvio Francisco, gerente de compras.

Os preços são a partir de R$ 15. Uma opção boa e barata para presentear. “Eu gosto de fazer uma graça para patroa de vez em quando e levar uns presentinhos pra ela”, diz Marcos De Sousa, cliente da loja.

Outra loja, que também vende os artigos em arame, foi dividida em dois departamentos: um para lojistas e outro de utensílios para casa e presentes. Ao todo são mais de 40 produtos. “Eu vendo bastante, inclusive a linha assim de aramado. É uma linha que está super nova no mercado, o pessoal está buscando muito”, diz Ligia Santos, gerente.

Os produtos representam 15% do faturamento da loja. “Tudo que é de metal é muito mais fácil de limpar, de se deixar mais elegante”, diz Ana Tomé, consumidora.        

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições