Produção industrial no Brasil tem maior alta em 15 anos

Produção industrial no Brasil tem maior alta em 15 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A produção industrial no Brasil teve em janeiro sua maior alta dos últimos quinze anos, com um aumento de 16% em relação ao mesmo período em 2009, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento não era tão significativo no primeiro mês do ano desde 1995, quando foi de 16,9%.

O IBGE atribuiu a forte alta à fraca base de comparação, já que em janeiro do ano passado a indústria passava por um de seus piores momentos por causa da crise mundial.

Em dezembro do ano passado, o crescimento do setor havia sido de 19% em relação ao mesmo mês em 2008, pelo mesmo motivo.

O IBGE destacou, no entanto, que a produção em janeiro aumentou 1,1% na comparação com dezembro do ano passado, pondo fim a dois meses de retrocesso.

O setor havia registrado em dezembro de 2009 uma redução de 0,2% em relação ao mês anterior.

O rendimento de janeiro permitiu que a produção acumulada em doze meses, que em dezembro apresentava queda de 7,4%, registrasse no período anualizado, encerrado em janeiro, uma redução de 5%.

Segundo o relatório, o setor que obteve o melhor resultado foi o automobilístico, cuja produção cresceu 41,4 % na mesma comparação.

Houve também forte recuperação nos setores de máquinas e equipamentos (34%), metalurgia básica (34,5%), outros produtos químicos (27,5%), produtos de metal (43%), indústria extrativa (20,8%), e borracha e plástico (24,5%).

Entre os produtos cuja fabricação teve maior crescimento, destacam-se automóveis, caminhões, fornos microondas, geladeiras, bobinas, blocos de aço, pinturas e vernizes para construção e produtos petroquímicos.

Já a maior queda foi no segmento de equipamentos de transporte (-20%), devido à redução na fabricação de aviões.

A indústria foi o setor do país mais afetado em 2009 pela crise mundial, com queda de 7,4%.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições