O Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, encerra nesta quinta-feira (15) as inscrições do processo seletivo para 7 vagas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares no Instituto Militar de Engenharia, de 2011/2012.
São duas vagas para a especialidade de engenharia elétrica, uma vaga para engenharia de materiais e quatro para engenharia cartográfica.
O candidato deve ter graduação em engenharia na área do concurso e ter no máximo 26 anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula).
As inscrições estarão abertas até 15 de setembro no site www.ime.eb.br . A taxa de inscrição é de R$ 97.
O processo seletivo terá exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.
O exame intelectual terá prova de conhecimentos específicos, peculiares a cada especialidade de engenharia, a ser realizada no dia 26 de outubro, e duas provas das matérias de português e inglês, que serão realizadas no dia 27 de outubro.
Ao concluir com aproveitamento o curso de formação, o concludente é nomeado 1º tenente do Quadro de Engenheiros Militares, sendo movimentado para uma das organizações militares do Exército Brasileiro, em qualquer região do território nacional. Após a conclusão do curso, exercerá atividades relacionadas com a Engenharia Militar, por um período mínimo de 5 anos.
O Instituto Militar de Engenharia localiza-se na cidade do Rio de Janeiro. É o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia, responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de engenharia, voltado para o emprego militar, e pela pesquisa básica, tendo como finalidade formar recursos humanos para atender às necessidades do Exército.