A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, pertencente ao Grupo Manpower, divulgou dados de uma pesquisa que mostra os principais fatores que levam um líder ao sucesso e ao fracasso. Do total de entrevistados, 40% apontaram a incapacidade e/ou falta de empenho para construir um bom relacionamento com a equipe como principal item que leva o líder ao fracasso. O segundo fator responsável pelo fracasso de um gestor, com 26%, foi a falta de identificação com a cultura da empresa. A não-entrega de resultados aceitáveis foi a terceira mais votada, com 11%.
Entre os fatores que levam os gestores ao sucesso estão a adaptação aos valores e cultura da empresa (68%), seguido por habilidades interpessoais (66%), motivação para liderar (62%) e experiência profissional anterior (57%).
A pesquisa também apurou quais as áreas funcionais com maior aptidão para formar líderes. O primeiro lugar ficou com a área de operações (68%), seguida por finanças (56%), vendas (49%), marketing (34%) e recursos humanos (24%).
O estudo foi realizado entre abril e setembro de 2010, em parceria com a empresa de pesquisa Chally Group, com levantamento feito com 1.439 CEOs e profissionais de recursos humanos de 707 organizações de vários países, que exploraram a eficácia da liderança e desenvolvimento entre diversas regiões e culturas.