A etapa de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, contará com novidades nos carros da Stock Car. Após exigência da nova comissão de pilotos por maior segurança na categoria, a empresa JL Racing - fabricante dos veículos - fez mudanças nas máquinas. Serão cinco pontos principais: a pintura da parte interna do carro com tinta resistente ao fogo, uma nova saída de ar para deixar a temperatura mais amena para os pilotos, novidades no freio (que terá discos e pastilhas maiores), uma nova entrada de ar no teto dos carros e o uso obrigatório de para-brisa com desembaçador elétrico na corrida.
- Os carros já virão com a maioria das modificações padronizadas e poucas coisas ficarão a cargo das equipes, como a melhor maneira de posicionar uma mangueira, por exemplo. Mas as mudanças serão praticamente iguais em todos os carros, já que o intuito é aumentar a segurança, e não trazer benefícios de performance - afirmou Thiago Meneguel, engenheiro de Alceu Feldmann e Popó Bueno, na A.Mattheis.
Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing, acredita que as mudanças nos carros irão acelerar o processo de evolução da principal categoria do automobilismo brasileiro.
- A busca por novos elementos, sobretudo visando segurança, é uma constante no automobilismo, em todas as categorias, do kart até a F-1. Vamos sempre trabalhar em conjunto com as equipes, pilotos, CBA e organização para seguir nesta evolução. É um trabalho que não para nunca e vamos seguir sempre trabalhando nesta direção - disse.
Os pilotos terão seu primeiro contato com as novidades no dia 13 de maio, durante os treinos livres da quarta etapa da Stock Car 2011. A corrida acontece no dia 17, em Nova Santa Rita (RS).