Ex-árbitro espanhol condenado por tráfico de drogas
(Foto: Divulgação/Sport.es)
Nesta sexta-feira, um ex-árbitro da Segunda Divisão espanhola foi condenou a seis anos de prisão por participação em um esquema de contrabando de drogas, informou o jornal inglês "The Post". Perez Izquierdo foi pego com 3,5 quilos de cocaína no aeroporto de Barajas, em Madri, tentando levar a droga da Bolívia à capital espanhola. Ele terá ainda de pagar uma multa de 55 mil (cerca de R$ 133 mil).
Além do espanhol, dois outros membros foram presos no aeroporto no dia da apreensão, um boliviano e um mexicano, e terão que cumprir uma pena de três anos de prisão, estando proibidos de retornar à Espanha pelos próximos dez anos. Um quarto membro da quadrilha, de nacionalidade equatoriana, foi condenado a dois anos por ter dado informações que ajudaram a polícia a prender os outros dois traficantes.
Segundo a polícia, as escutas telefônicas foram contra o ex-árbitro, pois as conversas relatavam o número 117, o mesmo que constava no pacote do contrabando. A defesa ainda tentou livrar Perez alegando um possível caso de doença mental do ex-árbitro, mas o tribunal não considerou.
Eduardo Perez Izquierdo apitou114 jogos na Segundona entre 1995 e 2003. Em sua carreira também consta um jogo na Primeira Divisão do Campeonato Espanhol: a vitória de 3 a 1 do Barcelona sobre o Mérida, no Camp Nou, dia 1° de dezembro de1997.