Faz pouco mais de oito meses desde que Lewis Hamilton e Nico Rosberg deram início, na ensolarada tarde de Melbourne, na Austrália, para o que seria uma das mais acirradas disputas de título da história da Fórmula 1. Nesse meio tempo, muitas dobradinhas, pegas e brigas dentro e fora da pista, que abalaram a estrutura de uma amizade cultivada desde as corridas de kart, na adolescência. E neste domingo, no cair da noite de Abu Dhabi, enfim, a “guerra” chegou ao capítulo final. E quem comemorou foi Hamilton, que se sagrou bicampeão mundial, coroando a conquista com uma incontestável vitória, sua 11ª em 2014.
Em Yas Marina, no entanto, a batalha da dupla da Mercedes durou apenas alguns metros. Se a regra de pontuação dobrada dava esperanças a Rosberg, aumentado as expectativas para a decisão, Lewis tratou de acabar com a festa do companheiro de equipe logo na largada. Em segundo lugar no grid, partiu melhor e engoliu o alemão, assumindo a liderança. Hamilton ainda teve a vida facilitada, já que Nico enfrentou problemas de perda de potência de motor durante a prova e foi despencando no pelotão até cruzar em 14º.
E se engana quem achou que com Lewis na frente desde a primeira volta e Rosberg se arrastando na pista a corrida perderia em emoção. E o responsável para injetar uma dose de adrenalina na prova foi Felipe Massa. O brasileiro chegou a liderar em duas ocasiões antes de suas paradas nos boxes e nas voltas finais apostou em uma tática diferente para tentar a vitória. No fim, Massa ficou a apenas 2s5 de Hamilton, cruzando a linha de chegada e um honroso segundo lugar, sua melhor colocação na temporada. Valtteri Bottas terminou em terceiro, colocando dois pilotos da Williams no pódio pela primeira vez desde o GP de Mônaco de 2005.
A CORRIDA
A largada era o momento mais importante. E Hamilton fez a diferença. Tracionou melhor que o pole Rosberg e tomou a ponta. Massa também largou bem e subiu de quarto para terceiro. Bem diferente de Bottas, que partiu muito mal e despencou para oitavo. Button aparecia em quarto, seguido de Raikkonen, Alonso e Kvyat.
Na dianteira, Lewis logo abriu uma folgada distância de 1s5 para Nico nas primeiras voltas. Um pouco mais atrás, Alonso passava Kimi para assumir o quinto lugar, levando Kvyat junto com ele. Partindo dos boxes em razão da desclassificação no treino, Ricciardo e Vettel tinham dificuldades para superar os carros mais lentos no estreito circuito de Yas Marina.
Após dez voltas, Hamilton liderava a prova com 2s7 de vantagem sobre Rosberg. Em terceiro, Massa acompanhava a dupla das Flechas de Prata de perto e aparecia como o mais veloz da pista no momento. A pressão do brasileiro fez a Mercedes chamar o inglês para os boxes para trocar os pneus. O alemão fez seu pit stop na volta seguinte e retornou praticamente com a mesma distância para o concorrente. Sem ter parado ainda, Massa assumiu a liderança provisória. Felipe voltou em terceiro, a 5s de Rosberg.
Na 15ª volta, Kvyat, que fazia boa prova, teve uma pane em sua STR e ficou parado atravessando na pista. Os fiscais agiram rápido e empurram o carro para uma área de escape, evitando a entrada de um safety car.
Sem conseguir alcançar Hamilton na pista, Rosberg foi orientado pelos engenheiros a procurar manter a distância para o companheiro e retardar a segunda parada nos boxes para tentar dar o “pulo do gato” através da estratégia.
Porém, o alemão acabou se complicando ainda mais ao travar as rodas na volta 24 e deixar Lewis abrir 4s. Para piorar, pouco depois, Nico começou a perder potência no motor, mais precisamente em razão de um problema no sistema de recuperação de energia (ERS). Com isso, Massa começou a se aproximar. E na 27ª volta, o brasileiro engoliu o alemão na reta principal para assumir a segunda colocação.
Nesse meio tempo, a Lotus de Maldonado começou a arder em chamas, sendo mais um a abandonar a prova. E Massa começou a reduzir significativamente também a diferença para Hamilton. O brasileiro tirava de um a dois segundos por volta. Mas o britânico estava apenas administrando a potência do motor.
Hamilton fez seu segundo pit stop na 32ª volta e retornou logo atrás de Rosberg. Mas o britânico logo deixou o companheiro, que seguia sofrendo com problemas. Pouco depois, Nico perdeu o terceiro lugar para Valtteri Bottas. Com uma parada a menos, Massa voltou a aparecer na liderança.
E nada dava certo para Rosberg. Em seu segundo pit stop, os mecânicos demoraram a fixar uma de suas rodas, e o fez perder ainda mais tempo nos boxes. Nico se arrastava na pista e via o título ficar cada vez mais longe. Na 40ª volta já se encontrava em sétimo, resultado que não lhe dava a taça nem se Hamilton abandonasse.
Achando que Massa poderia não parar mais até o fim, o inglês pediu autorização à equipe para passar a acelerar novamente para tentar correr atrás da vitória. O brasileiro, porém, foi para os boxes a 11 voltas para o fim.
Felipe colocou pneus supermacios, retornou 10s atrás de Hamilton e começou a tirar a diferença para Hamilton. Ciente de que o título estava praticamente garantido com a oitava colocação de Rosberg.
Virando dez segundos mais lento que todos os demais pilotos, Nico já aparecia em 13º nas voltas finais. A Mercedes chegou a falar para o alemão recolher para os boxes, mas Rosberg pediu para pelo menos completar a corrida.
Enquanto isso, Massa se aproximava cada vez mais do líder Hamilton. No fim, o britânico conseguiu administrar a vantagem e garantiu a vitória e o título. O brasileiro cruzou a linha de chegada a apenas 2s5 do vencedor.