Não foi em Tocantins que o Paraná conseguiu acabar com a sina de não ganhar nenhum jogo oficial no ano de 2011. O Tricolor empatou em 1 a 1 com Gurupi, na estreia da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Welinton, para o time tocantinense, e Kelvin, para o tricolor, fizeram os gols da partida, no Estádio Resendão. O resultado poderia ser pior se o goleiro Jociel não tivesse salvado a pátria paranista agarrando um pênalti.
Com o resultado, os times farão o jogo de volta, no dia 23, quarta-feira, às 21h, na Vila Capanema, em Curitiba. Empate sem gols garante a classificação do Paraná. Igualdade por dois ou mais gols é do Gurupi. Se terminar 1 a 1, a disputa vai para os pênaltis.
Antes de voltar a enfrentar o Gurupi, o Paraná volta à triste realidade do Campeonato Paranaense onde é lanterna da competição com apenas dois pontos. O time vai a Arapongas jogar contra o time da casa. A partida está marcada para 16h30m de domingo, no Estádio dos Pássaros. Já o Gurupi terá a semana livre, já que a estreia no Campeonato Tocantinense será apenas no dia 12 de março.
Primeiro tempo sem gols
O Tricolor, que buscava a primeira vitória em 2011, começou melhor. Até os 20 minutos, teve três chances de abrir o marcador, mas o lateral-esquerdo Henrique, o meia Douglas Packer e o atacante Kelvin pararam na defesa adversária.
Depois de resistir à pressão inicial, o Gurupi equilibrou a partida. A equipe do Tocantins, que havia disputado apenas amistosos antes de estrear na Copa do Brasil, chegou a dominar o jogo, mas não teve êxito nas conclusões.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, o Gurupi teve ótima oportunidade para sair na frente. O zagueiro Rodrigo Defendi cometeu falta em Warley dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança do atacante Wallison, porém, o goleiro paranista Jociel Henrique fez a defesa e garantiu o empate sem gols na etapa inicial.
Um gol para cada lado
O panorama na etapa final não mudou. O Paraná tentava fazer os dois gols que lhe garantiriam a classificação direita; o Gurupi ameaçava em contra-ataques e na bola parada. E foi em uma cobrança de falta que o time tocantinense abriu o placar. O meia Welinton aproveitou falha da defesa tricolor após cruzamento e tocou para o gol - 1 a 0, aos 13 minutos.
Após o gol, o técnico interino do Tricolor, Ageu Gonçalves, mudou, para deixar o time mais ofensivo - trocou o meia Douglas Packer pelo atacante Renato. A alteração surtiu efeito e o Tricolor empatou. O atacante Willian Bala segurou a camisa do também atacante Diego na área. Kelvin cobrou o pênalti e deixou tudo igual - 1 a 1, aos 24 minutos.
O Paraná quase chegou à virada com Kelvin, mas a bola passou perto. O Gurupi respondeu com o meia Chocolate que, em chute forte, acertou a trave. Nos últimos dez minutos, os dois treinadores mudaram e tornaram suas equipes mais fortes na marcação. Com isso, as chances de gol se tornaram raras e o placar não mudou.