Carregando conteúdo completo...
A notícia de que a FIA pretende proibir os pilotos de trocarem a pintura de seus capacetes ao longo da temporada desencadeou uma grande discussão na internet sobre os cascos mais marcantes da história da categoria. Para a conceituada revista inglesa "Autosport", a peça mais icônica de todas é a de Ayrton Senna, criada pelo artista gráfico Sid Mosca.
"O capacete com o inconfundível verde, azul e amarelo da bandeira brasileira é talvez o mais famoso da Fórmula 1", afirma a publicação. O desenho foi criado por Mosca no final dos anos 1970, a pedido de Ayrton. A ideia do artista era exaltar as cores nacionais e criar uma sensação de velocidade, com faixas em verde e azul que saíam da viseira. A pintura logo se tornou um símbolo de Senna e o acompanhou ao longo de sua vitoriosa carreira na F-1.

Entre os outros capacetes incluídos no top 10 da revista, estão os de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, também criados por Mosca; o casco multicolorido usado por Jacques Villeneuve e com referência ao pai, Gilles Villeneuve, que também aparece na seleção, e o de Nigel Mansell, com homenagem à bandeira do Reino Unido. Confira a lista completa a seguir:
1. Ayrton Senna

2. Nigel Mansell

3. Nelson Piquet

4. Gilles Villeneuve

5. Graham Hill

6. Jacques Villeneuve

7. Emerson Fittipaldi

8. Ronnie Peterson

9. Jean Alesi

10. Jackie Stewart
