Após rejeitar Seleção Brasileira, Diego Costa é convocado pela Espanha

Após rejeitar Seleção Brasileira, Diego Costa é convocado pela seleção Espanhola

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04
diego costa
Por mais irônico que possa parecer, a maior novidade na convocação da Espanha é na verdade o que muitos já esperavam. O atacante Diego Costa foi chamado pelo técnico Vicente del Bosque para os próximos amistosos da seleção espanhola, contra Guiné Equatorial e África do Sul, nos dias 16 e 19 de novembro, respectivamente. A lista foi divulgada na tarde desta quinta-feira e contou com o nome do brasileiro naturalizado espanhol.
A estreia do artilheiro será em Malabo, capital da Guiné Equatorial, cerca de oito meses depois de o próprio ter vestido a camisa da seleção brasileira em amistosos contra Itália e Rússia. Durante este período, o que se viu foi um imbróglio entre a CBF e a Federação Espanhola, que terminou com o anúncio dos europeus no fim de outubro: Diego Costa firmou em cartório o compromisso com a Roja, recusando assim novo convite do Brasil.
 
Gols explicam tamanho interesse em Diego Costa. Desde que a temporada 2013/2014 se iniciou, em agosto, o atacante balançou as redes 16 vezes em 16 jogos. A média contabiliza gols no Campeonato Espanhol, torneio no qual é artilheiro ao lado de Cristiano Ronaldo (13) e na Liga dos Campeões. Ele passou em branco apenas nos duelos contra o Barcelona, pela Supercopa da Espanha. Ainda assim, apresenta números melhores que o do colombiano Falcao García, ídolo do clube e que se transferiu para o Monaco, no último ano.
 
Del Bosque confia no potencial de Diego. Não à toa "corre o risco" de integrar um jogador a mais no elenco multicampeão espanhol, testando a força de seu vestiário a menos de um ano da Copa do Mundo no Brasil. Para ele, não haverá qualquer problema.
 
- Cada jogador é diferente, mas todos se completam. Diego Costa está num bom momento. Chega à seleção para somar. Todos os jogadores que foram incorporados à seleção se adaptaram sem problemas. Temos ido com naturalidade. A convocação de Diego Costa era questão de normas e de sua decisão. Queria jogar com a Espanha. O que me precoupa é nos prepararmos bem. Tomara que no Brasil a atmosfera esteja contra porque vamos jogar a final - disse, em entrevista coletiva em Madri.
Confira a lista completa:
 
Goleiros: Víctor Valdés (Barcelona), Iker Casillas (Real Madrid) e Pepe Reina (Napoli)
 
Defensores: Juanfran (Atlético de Madrid), Álvaro Arbeloa (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Raul Albiol (Napoli), Íñigo Martínez (Real Sociedad), Alberto Moreno (Sevilla) e Nacho Monreal (Arsenal).
 
Meio-campistas: Sergio Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Javi Martínez (Bayern), Santi Cazorla (Arsenal), Andrés Iniesta (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid), Cesc Fábregas (Barcelona), Juan Mata (Chelsea) e Jesús Navas (Manchester City);
 
Atacantes: David Villa (Atlético de Madrid), Álvaro Negredo (Manchester City), Diego Costa (Atlético de Madrid) e Pedro (Barcelona).
A novela
 
Sem nunca ter jogado profissionalmente no Brasil, Diego Costa iniciou a carreira em Portugal e chegou à Espanha em 2007. De lá para cá, atuou por Celta de Vigo, Albacete, Valladollid e Rayo Vallecano. Na temporada passada, começou a fazer sucesso no Atlético de Madrid e chamou a atenção de Luiz Felipe Scolari, que o convocou para os amistosos contra Rússia e Itália, em março - quando o atacante ficou em campo por 21 minutos contra a Itália e 12 diante da Rússia.
 
Deixado de fora da Copa das Confederações, Diego voltou a roubar a cena na atual temporada, sendo o artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols em 10 jogos. O técnico Vicente del Bosque, então, tornou pública sua vontade de convocá-lo para a seleção espanhola, que vem tendo dificuldades com suas opções ofensivas: Soldado, Negredo, Villa e Torres. O argumento da Roja é que o regulamento da Fifa só proíbe que um atleta jogue por uma segunda seleção na carreira se tiver participado de uma competição oficial anteriormente - o que não é o caso de Diego, que atuou apenas em amistosos.
 
Desde então, o atleta tem feito mistério sobre sua decisão, apesar de ter mostrado sua vontade de vestir a camisa espanhola. Luiz Felipe Scolari, convocou o atacante na semana passada, mostrando que deseja contar com ele - enquanto a Espanha trabalhava nos bastidores para ter certeza que poderia convocar o jogador, que precisava oficializar sua vontade junto à CBF e a Fifa.
 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições