O Corinthians, bicampeão mundial depois de bater o Chelsea por 1 a 0 na decisão de domingo, vai herdar do Barcelona o distintivo de melhor time do mundo. O emblema excluviso da Fifa foi entregue ao técnico Tite após a partida no Japão pelo presidente da entidade Joseph Blatter.
O time paulista vai carregar o \"Distintivo de Campeão Mundial da Fifa\" nos seus uniformes por um ano. O símbolo contém uma imagem do troféu do Mundial de Clubes e a inscrição Fifa World Champions 2012 (\"campeão mundial da Fifa 2012\"), servirá, de acordo com a entidade máxima do futebol, como um símbolo visual do excelente ano do Corinthians, que venceu a Copa Libertadores da América pela primeira vez em julho, antes de coroar a temporada com o triunfo em Tóquio.
O distintivo é entregue aos vencedores do Mundial de Clubes desde 2007 e, até o último domingo, quem o carregava nas camisas era o Barcelona, dono do título de 2011 com vitória sobre o Santos na decisão. Milan, Manchester United e Inter de Milão também já exibiram o prêmio nos gramados.
Esse emblema faz parte de uma série entregue aos vencedores de certas competições da Fifa. A primeira equipe a recebê-lo foi a Itália, que ganhou a Copa do Mundo de 2006. Em seguida, os italianos foram substituídos pelos espanhóis, após o título em 2010. A seleção feminina da Alemanha também vestiu o emblema pela vitória no Mundial de 2007, enquanto as japonesas receberam a honraria pela conquista do torneio no ano passado.
*com agências