Os moradores da Rua São Joaquim, na Liberdade, Centro de São Paulo, estão preocupados: o chão da via está se abrindo, com diversos buracos que surgiram até dentro dos prédios. O trânsito foi fechado para carros entre as ruas Galvão Bueno e da Glória, mas o problema ainda não foi resolvido.
O primeiro problema aconteceu dentro do condomínio Quartier Latin. No início de janeiro a equipe de reportagem do SPTV foi até o local e constatou o que havia ocorrido a fossa dágua causou a abertura de um buraco na parede, e o chão estava rachando, com o solo cedendo.
O diretor de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Ariovaldo José Lopes, prometeu uma solução para o caso e disse que os serviços de recuperação seriam iniciados em até três dias. Entretanto, segundo os moradores, nada foi feito. De fato, absolutamente nada. Nada foi feito e o problema foi piorando cada vez mais, contou Paulo Romano, síndico do prédio.
No ponto onde o solo estava cedendo, ele caiu de vez e se abriu uma cratera. Outros prédios também começaram a apresentar problemas. Depois de vários serem afetados, o problema chegou à rua, que foi interditada devido às crateras atrapalhando o movimento no bairro. A causa dos estragos é o rompimento de uma galeria pluvial que passa por baixo da rua e dos prédios. O diretor da Siurb foi procurado novamente e disse nesta quinta-feira (24) que a chuva atrasou os serviços.
Na nossa última conversa, prometemos entrar com uma equipe, realmente entramos com uma investigação, só que as chuvas se agravaram e o buraco abriu. Mas nos vamos corrigir definitivamente, disse Lopes. A solução aqui da rua também engloba a solução do buraco. Nós vamos fazer uma galeria nova, uma espécie de um túnel que vai desviar a água para essa galeria nova. Isso a partir da semana que vem.
De acordo com a Siurb, a nova galeria deve ficar pronta em seis meses.