Choveu forte, neste fim de semana, no Sul Fluminense. Pelo menos duas cidades foram castigadas pela enxurrada. Em Barra do Piraí a água chegou a subir mais de um metro, e no distrito de Santanésia, em Piraí, até um pedaço de estrada foi levado pela força da água.
Em Santanésia, o muro de uma casa caiu sobre os carros do vizinho na garagem da casa ao lado. O dono dos carros nada pôde fazer para evitar o prejuízo.
A chuva começou muito rápido e com fluxo muito forte. Não deu nem para pensar em tirar o carro, contou o empresário Rodrigo Santos.
As ruas alagaram pela segunda vez em uma semana, na região próxima ao Rio Piraí. Sem ter como sair de casa, o aposentado Waldemir Oliveira ainda encontrou bom humor para lidar com a situação: improvisou uma vara e tentava pescar de dentro do seu portão.
Não tive nem como sair para comprar pão. Essa pescaria é para garantir o almoço, brincou o aposentado.
Açude transbordou
Na área rural do distrito, um açude transbordou e rompeu parte da estrada. Os estragos foram provocados principalmente pela cheia do Rio Piraí. Além da chuva no município, uma tromba dágua no distrito de Mendes fez o nível das águas aumentar ainda mais.
Em Barra do Piraí, bairros que ficam às margens do rio também foram afetados, com água a mais de um metro de altura nas ruas e os moradores ficaram ilhados. Muitos precisaram de ajuda de barcos para conseguir sair de casa.
A Defesa Civil informou que a situação já foi contornada nas duas cidades e não há desalojados em nenhum dos dois municípios.