Estudantes estrangeiros ajudam na reforma de casas na Grande SP

Estudantes estrangeiros ajudam na reforma de casas na Grande SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Em uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, estudantes universitários da Coreia do Sul estão reformando 27 casas no Jardim Vale das Flores, na periferia de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O bairro já foi considerado uma área de risco de deslizamento.

Debaixo de sol forte, o trabalho é mais pesado, mas não menos gratificante. Há um sorriso no rosto dos jovens coreanos ajudantes de obras. Os 68 estudantes deixaram as férias no Oriente para mudar a cara do Jardim Vila das Flores.

A auxiliar de limpeza Francisca Araújo nem acredita que vai poder voltar para a casa que teve que ser demolida para não cair. “Não, em nenhum momento tinha condições de reformar. Graças a Deus, eles estão aqui me ajudando”, afirmou.

A maioria dos voluntários nunca tinha usado uma pá ou uma enxada antes. Há estudante de medicina e até de letras. Segundo a Prefeitura, no ano passado, foram investidos R$ 400 mil no bairro - que deixou de ser uma área de risco. Mas ainda tem muito o que fazer.

“A prefeitura não tem recurso porque é um problema acumulado de muitos anos. A gente precisa buscar parceria pra conseguir mais rápido a situação e melhorar a condição de vida das pessoas”, disse Ângela Amaral, secretária municipal de habitação de Taboão.

“A capacidade de investimento da prefeitura é limitada, como de todos os outros governos, então a iniciativa privada tem que ajuda e todo mundo tem que fazer parceria para gente resolver dar condições de vida digna para todos os cidadãos que têm direito a isso”, completou.

O trabalho voluntário dos coreanos rendeu uma cozinha nova, com pia e azulejos, para a empregada doméstica Antonia de Sousa Rosa, que, agora, tem o maior prazer em cozinhar. “Parece que a comida fica até mais gostosa. Agora a gente chega do serviço com disposição de começar tudo de novo, porque eu sou doméstica e quando eu chego, minha filha, dá vontade de continuar”, disse.

A prefeitura de Taboão diz que deve investir R$ 68 milhões de reais para a execução de obras de melhorias nas áreas de risco da cidade.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições