Homem morre vítima de meningite em Feira de Santana - BA

Homem morre vítima de meningite em Feira de Santana - BA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Um homem de 35 anos morreu na madrugada de quarta-feira (7) vítima de meningite pneumocócica, em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. O rapaz foi internado em uma policlínica da cidade. A confirmação da morte por meninigite, de acordo com informações da coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Janice Estrela, saiu na quinta-feira (8), através de exames realizados no paciente.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, que atua na clínica, Adriele Costa, informou ao G1 nesta sexta-feira (9) que não foi necessária a realização profilaxia nos profissionais que tiveram contato com a vítima, por se tratar da meningite pneumocócica, que segundo a enfermeira, não é transmissível através de contato com as pessoas. "Nesses casos, a Vigilância não faz nenhuma intervenção. Só há profilaxia quando é meningite do tipo C, essa é a orientação do protocolo do Ministério da Saúde", completa a coordenadora Janice Estrela.   De acordo com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, a vítima era dependente químico e morava em Itaberaba. Ele estava passando por um tratamento de desintoxição em uma clínica de Feira, quando apresentou os sintomas da meningite pneumocócica.

Ainda segundo a Secretaria, em 2011 foram registrados 17 casos de meningite em Feira de Santana. Sete pessoas morreram. Duas delas foram vítimas da forma mais grave da doença, a meningite meningocócia, ou meningite C. As outras foram diagnósticadas com meningite bacteriana, viral, pneumocócica e por meningite não específica [casos em que medicações tomadas pelo paciente dificultam a identificação do tipo da doença].      

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições