Três são detidos após confusão em estação de trem do Rio, diz PM

Três são detidos após confusão em estação de trem do Rio, diz PM

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Três pessoas foram detidas na manhã desta sexta-feira (16) por conta da manifestação de passageiros na estação ferroviária de Oswaldo Cruz , no subúbio do Rio, onde uma falha numa composição causou a paralisação temporária do ramal. Os detidos foram levados para a 30ª DP (Marechal Hermes).

Segundo o capitão Flávio Ximenes, do 9º BPM (Rocha Miranda), que comandava os policiais que foram chamados ao local para controlar o tumulto, os passageiros foram detidos por "insuflar a multidão, obstruir a via férrea e desacatar a autoridade". O capitão disse que cerca de 300 pessoas participaram do protesto caminhando na linha férrea e até se sentando sobre os trilhos. Por volta das 10h20, com o retorno do tráfego das composições, a situação dos manifestantes foi controlada e eles deixaram a estação.

O capitão Ximenes disse ainda que os detidos são trabalhadores e a manifestação pareceu espontânea. "São trabalhadores que pagam caro por um serviço ruim. Eles têm direito de fazer suas reivindicações. Mas não pode ser desse jeito, colocando em risco a própria vida ao andar no trilho do trem. O ponto de vista deles é maravilhoso, mas equivocado. Eles não reagiram à prisão e a situação foi fácil de controlar graças ao apoio e ao bom senso de todos que estavam ali", disse o capitão Ximenes, que ainda permanece com seus homens na estação no início da tarde desta sexta.

PMs seguem no patrulhamento da estação de

trem de Oswaldo Cruz (Foto: Lilian Quaino/G1) Já segundo os bombeiros que estavam no local, dez pessoas foram atendidas e levadas para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no subúrbio. Um homem torceu o pé na correria e os outros nove atendidos apresentavam mal-estar por causa do calor e do nervosismo.

Em nota, a Agentransp informou que instaurou um processo para apurar o incidente desta sexta-feira (16). Luís José Lopes Teixeira, representante da agência reguladora, disse no local que estava recolhendo provas e depoimentos para a abertura de um inquérito sobre o acidente e os incidentes na plataforma.

SuperVia pede desculpas aos passageiros

Em nota divulgada pouco antes das 11h30 desta sexta-feira (16), a SuperVia pediu desculpas aos passageiros pelos transtornos causados após uma falha no sistema de tração num trem que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil, no Rio. A concessionária diz que "estão sendo realizados diversos investimentos no sistema, entre eles a renovação da frota". Leia ao fim desta reportagem a íntegra da nota.

Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri voltaram a circular pouco depois das 10h. Passagens vão ficar mais caras

A confusão desta sexta-feira (16) acontece três dias depois de a Agetransp autorizar o rejuste da passagem de trem de R$ 2,80 para R$ 2,90 a partir do dia 2 de fevereiro.

Leia a nota da SuperVia:

"Após apuração interna dos detalhes da ocorrência registrada hoje no sistema ferroviário, a SuperVia esclarece que, às 07h53, o trem prefixo US 122, que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil, registrou um problema no sistema de tração, impedindo o prosseguimento da viagem. Aproximadamente às 8h, os passageiros desembarcaram na estação e foram orientados a aguardar a próxima composição. Os técnicos da concessionária foram para o local e conseguiram retirar a composição às 08h27, levando-a para a Oficina de Deodoro.

No entanto, um grupo de passageiros ocupou a linha férrea, impedindo a circulação dos trens dos ramais Japeri e Santa Cruz. Imediatamente, a SuperVia acionou o Núcleo de Polícia Ferroviária e o batalhão de polícia da área para tomar as devidas providencias. Também foram registrados princípios de tumulto nas estações de Deodoro e Ricardo de Albuquerque, sendo prontamente controlado pelos policiais militares. A partir das 10h, a circulação foi retomada gradativamente nos ramais afetados e, neste momento, já está com os intervalos normais.

A SuperVia pede desculpas aos passageiros e informa que já estão sendo realizados diversos investimentos no sistema, entre eles a renovação da frota de trens e o sistema de sinalização, que irão melhorar significativamente o serviço de transporte ferroviário de passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Importante informar que a composição envolvida nesta ocorrência é umas das 49 que serão retiradas do sistema nos próximos anos", diz a nota da concessionária.

Passageiro coloca cartaz reclamando do serviço (Foto: Reprodução/TV Globo)        

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições