O vencedor da 47ª edição do prêmio Carro do Ano é o Volkswagen Golf, deixando para trás os rivais Ford Focus, Peugeot 208, Renault Logan e Citroën C4 Lounge. O título vem para coroar a trajetória de sucesso do hatch, já consagrado na Europa e nos Estados Unidos, e agora também no mercado nacional.
A chegada da sétima geração do Golf ao Brasil veio para acabar com o período de não atualização do modelo, que havia estacionado na geração 4,5, e para se tornar o líder do segmento dos hatches médios no país, missão já cumprida. Em novembro, o VW emplacou 2.034 unidades, de acordo números divulgados pela associação de revendedores Fenabrave. Os dados incluem também os números de vendas da geração anterior, mas ainda assim foi bastante incrementado graças à nova geração.
"A premiação concedida por jornalistas especializados em automóveis é a mais importante para nós da Volkswagen, pois é a escolha dos profissionais que têm a maior capacidade de comparar o que há no setor, os produtos e as tecnologias", afirmou o diretor de comunicação da Volkswagen no Brasil, André Senador.
À venda no país com preço a partir de R$ 67.990, o Golf é importado da Alemanha, mas já tem a confirmação de produção local, a partir de 2016, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). E de acordo com o gerente de desenvolvimento de produto José Luiz Loureiro, o hatch nacional será idêntico ao alemão. "Por ser um projeto globalizado, o que aporta no Brasil é o mesmo vindo da Europa", ressaltou.
Após a entrega do prêmio da Autoesporte, a Volkswagen adiantou seu otimismo em disputar o próximo Carro do Ano. "Teremos muitas novidades, uma delas já no começo do ano. Será uma alegria se conseguirmos de novo ser o Carro do Ano", destacou Senador, referindo-se ao compacto up!, que será lançado em fevereiro.