A Comissão Internacional de Comércio dos EUA decidiu que os produtos da Apple não violaram as patentes da S3 Graphics, empresa comprada pela fabricante taiwanesa HTC .
A S3, que produz tecnologia de compressão de imagem, registrou uma queixa na agência reguladora em maio de 2010. A empresa acusa a Apple de infringir quatro patentes de tecnologias usadas em vários produtos da Apple. A comissão reverteu uma decisão anterior do próprio órgão que dizia que a Apple violou duas patentes da S3. Na segunda-feira (21), a comissão voltou atrás e disse não ter encontrado nenhuma violação e que a investigação está encerrada, conforme o jornal Wall Street Journal.
Em um comunicado divulgado na segunda (21), a HTC disse que está muito desapontada, mas respeita a decisão. Como o resultado não é o que esperávamos, vamos rever a decisão assim que a comissão fornecê-lo e, então, considerar todas as opções, incluindo o recurso.
Em julho, um juiz do órgão regulador decidiu que a Apple infringiu duas patentes da S3. Na mesma época, a HTC anunciou a compra da S3 por US$ 300 milhões. Há muitas patentes da S3 que são muito fortes. Achamos que a aquisição se justifica por causa de todas as patentes, disse Winston Yung, diretor financeiro da HTC. Conforme o Wall Street Journal, a HTC fechou o acordo para adquirir a companhia na última semana.