Loja da Apple em Shanghai (Foto: Leopoldo
Godoy/G1) E os celulares vendidos no Brasil como MP9, MP10, ou qualquer dessas siglas utilizadas extraoficialmente para demonstrar o número de funções do aparelho, vão bem em seu país de origem? Pelo menos nas grandes cidades, não. Os smartphones popularmente apelidados de xing-ling, imitações de modelos mais famosos como o próprio iPhone praticamente não são vistos nas mãos dos chineses.
Nas ruas, em restaurantes, no metrô e nos aeroportos, o mais comum mesmo é encontrar pessoas utilizando o smartphone da Apple. O iPhone 4 com 8 GB é vendido nas lojas oficiais da Apple por 4 mil yuan, ou cerca e R$ 1,1 mil, valor que deve cair com a chegada do novo modelo 4S. O de 16 GB custa 5 mil yuan, menos de R$ 1,4 mil. No Brasil, o modelo custa R$ 400 a mais.
O sucesso iPhone é apenas um dos sintomas da applemania na China . A loja da companhia americana no distrito de Pudong, em Shanghai, inaugurada em julho, fica lotada durante todo o tempo em que permanece aberta. Trata-se da segunda loja da empresa, que já operava na capital Pequim, na China continental. Para tentar saciar a fome do consumidor de Shanghai por iPads e outros produtos da Apple, a cidade já ganhou mais duas lojas.
Chineses lotam loja da Apple atrás de iPhones, iPads e outros produtos (Foto: Leopoldo Godoy/G1)