Muitos usuários de notebook se perguntam se existe algum problema em deixar suas máquinas hibernando em vez de desligá-las. A hibernação é uma função muito comum utilizada para manter um funcionamento contínuo e evitar uma inicialização mais demorada do sistema.
O que acontece quando hiberno e desligo meu notebook?
Quando você utiliza a opção de hibernação do notebook, ele grava todas as informações, como janelas do navegador de Internet abertas e programas em execução, no disco rígido do aparelho. Assim, ao retomá-lo de um estado de hibernação, ele utiliza essas informações do HD para deixar o computador exatamente igual a antes da hibernação.
Desse modo, as janelas do navegador que você abriu antes de hibernar a máquina, assim como programas em execução, serão inicializados e seu computador voltará do ponto onde estava. É como se você tirasse uma foto do que estava fazendo no computador, entrasse na hibernação e, ao retomar a utilização do computador, continuasse de onde parou. O mais legal de tudo é que, diferente do que muitos acham, a função hibernar não consome bateria alguma de seu notebook
Do outro lado, quando se desliga a máquina, o sistema operacional envia mensagens para os programas em execução, oferecendo uma última chance de salvar dados e configurações e, após isso, fecha todos eles e desliga a máquina. Assim, não será possível retomar atividades de onde parou, como na hibernação, sendo necessário abrir todos os programas novamente.
Afinal, existe algum problema em deixar o notebook hibernando?
Na verdade, não existe problema algum em deixar o computador hibernando. Entretanto, se você deixou uma sessão recheada de programas e páginas abertos, talvez demore mais pra retomá-la ao estado antes da hibernação do que iniciar um computador desligado, devido ao número de informações que serão processadas para retomar a sessão de onde parou.
Ignorando esse fato, muitos especialistas afirmam que desligar e ligar o computador seguidamente pode mesmo é danificar seu aparelho com o tempo, devido a um fenômeno chamado transiente, um surto rápido de tensão que ocorre quando se liga ou desliga um aparelho elétrico, causando um desgaste cumulativo efetivo no circuito como um todo. Entretanto, muito se tem evoluído na construção de circuitos modernos para minimizar esse dano iminente.
A função hibernar é muito útil e prática para aqueles que precisam de um fluxo constante de trabalho na máquina, sem a necessidade de inicializar programas, documentos e outros arquivos toda vez que decidir usar o notebook.