Membro da empresa de segurança que descobriu a falha que expôs e-mails de usuários de iPad dá entrevista a site e diz que a grande culpa é da AT&T mas que usuários da Apple irão se desiludir com a empresa. Na semana passada, uma brecha no site da AT&T expôs os endereços de e-mail dos mais de 100 mil usuários de iPad. Na segunda-feira, um cliente avisou a operadora, e a falha foi corrigida na terça. No entanto, na quarta, uma empresa de segurança chamada Goatse Security revelou os detalhes do bug ao blog Gawker Media .
Em entrevista ao site americano CNet , Escher Auernheimer, funcionário da Goatse, diz que a empresa escolheu não falar com a AT&T diretamente, mas que eles não liberaram detalhes do ataque até ter certeza de que a brecha estava fechada.
Segundo ele, o problema foi descoberto por um funcionário da Goatse ao utilizar o iPad. A situação agora está nas mãos do FBI , uma vez que a brecha expôs e-mails de autoridades governamentais e executivos de diversos setores.
Eu acho que era necessário informar o público dessa maneira. Eu sei que algumas pessoas estão nos criticando, chamando de irresponsáveis, mas nós fizemos os melhores esforços para sermos bons garotos, disse Auerheimer à Cnet. Esperamos até que o buraco estivesse fechado. Não revelamos os dados, a não ser para um repórter que concordou em censurar as partes relevantes. Sentimos que era de interesse público.
Sobre a culpa do ataque, ele até levanta a possibilidade de a Apple tomar mais cuidados de segurança, analisando melhor seus parceiros mas é categórico Acho que a maior parte da culpa é da AT&T.
O hacker também alerta que os usuários da maçã, em especial, ficarão desiludidos daqui para frente com a popularização dos produtos da empresa. Acho que os usuários da Apple têm uma expectativa irreal de proteção que será rapidamente destruída conforme eles se tornam uma minoria bem maior.