A Mazda revelou oficialmente o novo sistema de freagem regenerativa para veículos de passeio, o chamado i-ELOOP. O diferencial dessa nova tecnologia é que ela utiliza um capacitor, que é um componente elétrico que armazena temporariamente grandes volumes de eletricidade. Assim, no mundo real com acelerações e frenagem freqüentes, o i-ELOOP possibilita economia de combustível em, aproximadamente, 10%. O sistema começará a equipar os carros da Mazda a partir do ano que vem.
Mazda i-ELOOP possibilita economia de combustível em até 10%. (Foto: Divulgação) Diferentemente das baterias, os capacitores podem ser carregados e descarregados rapidamente e são resistentes à deterioração provocada pelo uso prolongado. O 'I-ELOOP' converte a energia cinética da frenagem do veículo em energia elétrica, uma vez que desacelera, e usa a eletricidade para ligar o controle do ar-condicionado, sistema de áudio e vários outros componentes elétricos.
Os sistemas de frenagem regenerativa, como o I-ELOOP e o Kers, estão crescendo em popularidade como uma tecnologia de economia de combustível. Eles usam um motor elétrico ou alternador para gerar eletricidade quando o veículo desacelera, assim, recuperam uma parte da energia cinética do veículo. Eles são muito comuns em veículos híbridos e elétricos. No entanto, ao contrário dos híbridos, o sistema da Mazda também evita a necessidade de um motor elétrico e bateria dedicada.
O nome 'i-ELOOP' é uma adaptação de "Loop Energia Inteligente" e representa a intenção da Mazda com eficiência do ciclo de energia de forma inteligente. A nova tecnologia também trabalha em conjunto com o sistema start/stop da Mazda, que usa marcha lenta para estender o período em que o motor pode ser desligado, especialmente quando para em semáforos ou em congestionamentos.
Durante o Salão de Tóquio que abre à imprensa especializada nesta quarta-feira (30) , o sistema i-ELOOP será apresentado no carro-conceito Takeri, a próxima geração de sedã de médio porte da marca.