O mercado mundial de celulares registrou crescimento de 12,8% no terceiro trimestre, o segundo menor resultado nos últimos dois anos, o que se deve aos gastos mais conservadores e ao adiamento das compras de smartphones, afirmou nesta sexta-feira (28) o grupo de pesquisa IDC.
A demanda crescente por celulares mais baratos nos mercados emergentes manteve o crescimento do segmento. Novos smartphones, como o iPhone 4S, da Apple , devem aumentar as vendas no quarto trimestre, segundo o IDC.
Banners de smartphones Galaxy, da Samsung, são expostos em loja (Foto: Lee Jin-man/AP) Estados Unidos e Europa Ocidental foram as regiões mais atingidas, tendo em vista que os embarques nas duas regiões caíram em relação a um ano antes. A incerteza econômica e a espera por lançamentos no quatro trimestre e no fim do terceiro fizeram alguns consumidores adiarem a compra de smartphones, disse o analista Kevin Restivo, do IDC.
Muitos esperaram por produtos como o iPhone 4S e o BlackBerry 7, que só foram lançados no fim do trimestre, afirmou. A consultoria Strategy Analytics estimou uma alta de 14% nas vendas mundiais de celulares no trimestre.