MP dos tablets será publicada ainda esta semana

MP dos tablets será publicada ainda esta semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Em visita à Assembléia Legislativa de São Paulo realizada nesta segunda-feira (16), o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse que será publicada ainda esta semana a medida provisória (MP) que irá regulamentar a produção de tablets no País, concedendo a estes aparelhos as mesmas isenções fiscais de notebooks e laptops. A MP deve definir também quais componentes desses aparelhos deverão ser produzidos no Brasil.

“A MP dá benefícios, mas exige que alguns componentes devam ser produzidos aqui”, diz Mercadante. “Não queremos ser simplesmente um montador de tablets. Nós queremos produzir desde os insumos até o display.”

A empresa Foxconn, de Taiwan, deve instalar uma fábrica de produção de tablets no Brasil e investir US$ 12 bilhões em cinco anos, com geração de muitos empregos, conforme carta de compromisso encaminhada a presidente Dilma Rouseff e citada pelo ministro.

Mercadante lembrou que as fábricas deverão empregar prioritariamente trabalhadores brasileiros, admitindo estrangeiros apenas para “cargos chave”. “O Brasil não concederá visto de entrada para uma indústria que não seja formada basicamente por trabalhadores brasileiros”, disse.

O ministro disse que a Foxconn realmente tem a intenção de antecipar para julho a produção de iPhones e iPads no País. O local da fábrica ainda não está definido. Além da Apple, outras empresas já comunicaram a intenção produzir tablets no Brasil, como a Semp Toshiba, a Samsung e a Motorola.        

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições