A Nokia anunciou, nesta terça-feira (23), que trará ao Brasil dois novos smartphones da linha Lumia

A Nokia anunciou, nesta terça-feira, que trará ao Brasil dois novos smartphones

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

 

A Nokia anunciou, nesta terça-feira (23), que trará ao Brasil dois novos smartphones da linha Lumia, que funcionam com o sistema Windows Phone. Os dois novos produtos são o Lumia 920 e Lumia 820, que chegarão ao país no primeiro trimestre de 2013, ainda sem preço anunciado. Stephen Elop, presidente mundial da companhia, esteve no Brasil para o anúncio.
 
"O Brasil é um mercado importante, onde nós fizemos investimentos significativos. A maioria dos produtos vendidos aqui são feitos aqui", disse Elop, em uma conversa com jornalistas. Ele definiu o Lumia 920 como o "produto mais inovador" já feito pela companhia que dirige --o aparelho é o produto top de linha da marca.
 
O executivo destacou o fato de a câmera do Lumia 920 vir com um estabilizador ótico de imagem. "As lentes 'flutuam' para dar estabilidade para a imagem e as fotos feitas em ambientes escuros ficam melhores", explicou. Além da câmera, o 920 vem com um carregador wireless, uma espécie de base na qual o usuário apoia o celular para que sua bateria seja carregada. O aparelho será vendido nas cores amarelo, preto e branco.
Segundo a Nokia, o Lumia 820 também é compatível com o carregador sem fio, mas o acessório tem que ser comprado separadamente.
 
Estratégias
Durante o anúncio da chegada dos novos aparelhos Elop falou sobre sua estratégia para os negócios da Nokia. "Com nossa parceria com a Microsoft, queremos construir o terceiro grande ecossistema de smartphones, ao lado do Android e do iOS", disse. O executivo disse que as funções do Windows Phone farão com que a Nokia se diferencie dos outros sistemas.
 
Ele explica que o negócio da companhia também concentra lançamentos na área de celulares mais simples. "São pessoas com necessidades econômicas limitadas, mas querem estar conectadas. Elas também se preocupam com o quanto pagam pelos planos de dados das operadoras", disse. Segundo ele, os celulares mais simples da Nokia --como os da linha Asha-- trazem tecnologia que faz uma compactação dos dados, para que a conta de telefone seja menor.
Elop cutucou a Apple ao falar sobre a tecnologia de mapas da Nokia. "Nós e o Google temos destaque nessa área. A Apple tentou, mas ainda tem muito trabalho pela frente", afirmou, sobre o lançamento do serviço de mapas da empresa americana que gerou uma série de críticas dos usuários.
 
Desde de que assumiu a empresa, Elop (ex-funcionário da Microsoft) conta que redirecionou e reduziu os custos da Nokia. "Somos mais focados no que realmente importa agora e o Brasil é um dos nossos países foco", disse. Elop também afirmou que é o momento de ser mais agressivo com relação às patentes que a Nokia têm registradas. "Fazemos conversas amigáveis e, se não houver resultado, vamos aos tribunais."
 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições