A receita de publicidade na internet nos Estados Unidos subiu 22% em 2011. O valor chegou a US$ 31 bilhões e estabeleceu um recorde para o setor, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira.
A maior parte deste volume foi destinado à busca e à publicidade gráfica, de acordo com um relatório do Interactive Advertising Bureau e da PwC.
Os números mostram a importância do crescimento do setor digital entre os anunciantes, que estão escolhendo investir mais dólares em sites, smartphones e dispositivos tablets para atingir os consumidores.
Por outro lado, os jornais impressos, que já foram veículos populares para atingir um público mais amplo, viram um declínio drástico e constante. A receita de publicidade dos jornais foi de US$ 23,9 bilhões em 2011, queda de mais de 50% sobre um período de cinco anos.
O relatório também concluiu que a publicidade móvel aumentou 149% para R$ 1,6 bilhão em 2011. Enquanto vem experimentando o crescimento mais rápido entre todas as categorias, ainda representa uma pequena parcela dos gastos totais dos anunciantes.
A publicidade na área de buscas continua representando a maior parte dos gastos, com uma fatia de US$ 14,7 bilhões, alta de 27% ante o ano anterior.
Já a propaganda gráfica, que inclui vídeos e banners, aumentou 35%, para US$ 11,1 bilhões.