As três operadoras afetadas pela suspensão da venda de novos chips (TIM, Oi e Claro) fizeram o "dever de casa" ao trazer seus planos de investimentos para os próximos dois anos, informou nesta quarta-feira (25) o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos. Os planos, e sua aprovação pela Anatel, são uma exigência para que as vendas dos serviços possam ser retomadas.
"A Claro entregou um plano detalhado, mas alguns ajustes na parte de demanda ainda são necessários. Foi necessário um ajuste, porque a demanda não estava detalhada. A TIM apresentou extensa documentação e a Oi apresentou detalhadamente um plano para cada estado brasileiro. Todas empresas fizeram dever de casa, mas precisam trabalhar sobre indicadores especificos para que a população possa acompanhar melhoria de qualidade", informou Ramos, após o término da segunda rodada de reuniões com as empresas.
'Ajustes' ainda são necessários
O superintendente acrescentou, porém, que novas reuniões serão necessárias com as três operadoras para que os "ajustes" pedidos pela Anatel nos planos de investimento apresentados possam ser avaliados.
"Isso é normal. A empresa faz uma revisão primeiro. Entrega para verificar se a Anatel tem algum ajuste. E sempre temos, porque queremos que esse plano seja de fácil averiguação", explicou ele.
Bruno Ramos afirmou que ainda não é possível dizer se as vendas de chips destas operadoras poderão ser retomadas antes de 30 dias. Na terça-feira, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o governo estimava que as vendas de chips poderiam ser retomadas dentro de 15 dias.
"Não posso dizer isso [que as vendas serão reativadas em até 30 dias]. As empresas cumpriram uma parte, mas existem ajustes a serem feitos, que ainda vão ser analisados. Queremos planos com indicadores que mostrem se existe investimento e se a capacidade acompanha a demanda", concluiu Bruno Ramos.
Suspensão da venda de chips
A Anatel anunciou na última quarta-feira a suspensão das vendas de chips das empresas de telefonia móvel Oi, Claro e TIM desde a última segunda-feira (23). A decisão, que engloba os serviços de voz e dados, foi motivada por problemas na qualidade dos serviços prestados, informou a Anatel. As avaliações são relativas à interrupção das chamadas, qualidade de rede e atendimento ao cliente.
A suspensão na venda de chips, no que se refere à Claro, engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Sobre a Oi, a decisão da Anatel abrange os estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. No caso da TIM, a suspensão da venda de chips engloba os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
Embora não tenham de suspender a venda de chips, as operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel também deverão apresentar um plano de melhoria dos serviços em suas áreas de atuação. Segundo a Anatel, essas operadoras também podem vir a ter a venda de chips suspensa caso não apresentem este plano.