Lenovo atingiu 13,5% de participação no mercado
de computadores (Foto: Divulgação) As vendas mundiais de computadores da Lenovo cresceram 35,8% no segundo trimestre fiscal, encerrado em 30 de setembro, em comparação com igual período de 2010, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (7) pela companhia. Com o avanço, a Lenovo encerra o período com participação de 13,5% no mercado mundial de computadores.
Nos mercados emergentes, o crescimento das vendas da fabricante ficou acima da média mundial. O comércio de computadores cresceu 37,9%, liderado pelas vendas no Brasil, Índia, América Latina e Rússia, mercados que tiveram um aumento de 42% nas vendas de computadores. O lucro líquido da companhia também teve alta de 87,9% no segundo trimestre fiscal, somando US$ 144 milhões no fim de setembro. Já o lucro operacional avançou 55,3% no período, para US$ 166 milhões.
Alcançamos um crescimento equilibrado em todos os mercados, categorias de produtos e regiões geográficas, disse o executivo-chefe da Lenovo, Yang Yuanqing, em comunicado. Apesar de estar otimista com relação ao mercado de computadores, o executivo afirmou que a empresa também quer avançar em outros segmentos, como smartphones e tablets.
Refletindo o comportamento do mercado em escala global, as vendas de notebooks apresentaram um crescimento de 57,5% no segundo trimestre fiscal, alta superior a do segmento de computadores de mesa (desktops), que avançou 37,8%.