Por quanto tempo assiste TV?

Por quanto tempo assiste TV?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

Quem não gosta de se esparramar em frente à televisão? Segundo uma nova pesquisa, quanto mais você permanece sentado no sofá vendo novelas ou em um computador, maiores as chances de adquirir doenças cardiovasculares e encurtar a sua vida. Surpreso?

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology, realizada com mais de 4.500 pessoas escocesas de 35 anos ou mais, a maioria dos participantes (54%), disse gastar duas a quatro horas diárias na frente das telas, enquanto 29% passam ainda mais tempo. O uso de tais aparelhos no trabalho ou na escola não foi contabilizado.

"É tudo uma questão de hábito. Muitos de nós aprendemos a chegar em casa, ligar a TV e passar várias horas ali. É conveniente e fácil", disse Emmanuel Stamatakis, especialista em epidemiologia e saúde pública da University College de Londres. Ao final do estudo, 215 dos participantes tiveram um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular e 325 morreram de qualquer causa.

Esses alertas são urgentes, "especialmente porque a maior parte dos adultos passa longos períodos inativos, viajando em meios de transporte, mal sentados em uma mesa de escritório ou diante do computador", destacou o estudo.

A ligação entre o tempo de diversão e os problemas de coração quase não se alterou quando consideraram a quantidade de exercício realizado pelos participantes da enquete. Contudo, não foi provada a culpa de assistir TV ou ficar no computador. A verdadeira causa pode ser "o modo" das pessoas ficarem enquanto estão entretidas, ou seja, sentadas. Por qual razão esse ato é tão prejudicial?

A TV torna-se vilã quando leva os indivíduos ao sedentarismo

Acomodar-se em uma cadeira (de modo prolongado) diminui a ação de uma enzima (lipase lipoprotéica), responsável por quebrar as gorduras no sangue, como colesterol e triglicérides. Quando a atividade da enzima diminui, os níveis dessas substâncias sobem. Você deve estar se perguntando "Como posso combater esse mal?". Fique calmo. Busque se alongar, fique de pé a cada 20 minutos, deixe a coluna ereta. Estique as pernas, os braços. Faça seu sangue circular. Se você achou difícil, pense na saúde de ser corpo.

Quer mais? Segundo índices, pessoas comem alimentos menos saudáveis enquanto assistem TV, além de aumentar a possibilidade de exposição a anúncios de comidas gordurosas. Estar acima do peso também parece desempenhar um papel. Para Graziele Marques, supervisora de atendimento do Nube, "a interação com o conteúdo televisivo faz as pessoas não perceberem o consumo em excesso. Sempre vamos atrás de algo na hora da propaganda, como salgadinhos e doces. Aí mora o perigo".

Graziele ainda dá dicas para jovens aproveitarem as férias longe da poltrona: "Procurem por lugares dinâmicos, quebrando a rotina e tornando-a mais saudável, como galerias de arte, jardins zoológicos, parques de diversão. Muitos oferecem ingressos mais acessíveis ou até gratuitos durante certos dias ou horas da semana. Aproveite esse período de férias para combinar com os amigos uma tarde de jogos".

Combata o sedentarismo. No mais, o Nube repete o velho ditado: "Saia da TV e vá ler um livro" .

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições