Saiba como aproveitar o fim de ano de verão e curtir o calor com saúde

Alguma dica para se refrescar?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

Será que este ano Papai Noel estava preparado para o calor arretado aqui do Brasil?

Como a típica, a noite de natal paulistana veio com chuva, mas, ninguém reclama já que ela vem para amenizar o calor que vem fazendo por aqui.

Ontem, feriado de Natal, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e o sul do país registraram recordes de temperatura desta data.

São Paulo bateu recorde de Natal com uma média no período da tarde de 33,3ºC, chegando a 34,8ºC em Cidade Ademar, zona sul da capital.  Desde 2003 o CGE (centro de Gerenciamento de Emergência) faz essa medição.

Já a capital fluminense registrou 41ºC na zona central, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura foi a segunda mais alta do ano. O recorde de 2012 foi de 41,2º C, em 19 de setembro, no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio.

A previsão para hoje são de altas temperaturas principalmente na capital com possibilidade de pancadas de chuva no Sul e Sudeste do país.

De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o calor e a umidade vão provocar as pancadas de chuva que vem para amenizar o clima quente que se instala no país nessa estação.

Desde que teve início a estação mais quente do país, o verão, no último dia 21 de dezembro, os brasileiros vem sentindo o calor se instalar e a grande maioria aproveita essa época de festas para ir a praia de refrescar e pegar uma cor.

O importante nessa época é não se esquecer de se hidratar bastante para que o corpo não reaja mal ao calor e ao excesso de sol e para você que não viajou, mas, quer curtir o sol aqui vão algumas dicas:

Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.

Use filtro-solar, sempre.

Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.

Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sorvetinho para refrescar.

Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.

Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.

Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino.

Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.

Para se refrescar nos momentos mais críticos, procure se puder um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.

Gostou da dica? Então o que está esperando pra ir curtir essa maravilha de sol?!

 

com informações de: Folha de São Paulo

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições