Seu alarme dispara. Você pega o celular e verifica as notificações do Facebook, Twitter e Instagram. Quando você resolve sair da cama para escovar os dentes, seu celular vai junto com você. Você olha o celular enquanto almoça, vai ao banheiro e em todas as oportunidades possíveis na escola.
E assim, muitos jovens tem se tornado totalmente viciados em celulares.
O apego ao telefone é ruim por muitos motivos. Estar constantemente conectado a sua vida social mobile o impede de ser capaz de responder rapidamente a situações, e o distrai de coisas importantes que acontecem ao seu redor.
De uma perspectiva cristã, o apego ao celular é muito ruim também. Ser viciado em seu smartphone pode significar que você não se concentra durante os sermões ou estudos da Bíblia, nem investe tempo no relacionamento com os outros.
Qualquer coisa que colocamos antes de Deus se torna um ídolo, e seu celular também pode ser um ídolo para você. Se você reconhece esse problema e pretende derrotar seu vício, siga esses conselhos:
Ore
Sempre que tentamos iniciar alguma coisa, como cristãos, devemos orar. Somente através da força de Deus conseguiremos lutar contra o pecado e vencer. Comece a superar seu apego ao celular com uma oração. Ore para que Deus o ajude a centrar a sua atenção sobre Ele e a viver uma vida que Lhe agrada. Agradeça a Ele por Sua fidelidade.
Exclua a tentação
Uma das melhores maneiras de superar um vício é simplesmente removendo a tentação. Mateus 5:29 diz: "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno."
Se a Bíblia fala sobre os olhos, imagina o que diria sobre celulares!
Você pode começar colocando o celular no modo avião enquanto você está na escola ou na igreja, ou desligá-lo durante a noite. Você poderia até mesmo eliminar os aplicativos que são mais viciantes no seu telefone - talvez o Facebook diga adeus!
Mas se você precisar 'arrancar' seu celular ainda mais, então considerar se desfazer de seu smartphone. Telefones mais antigos e sem internet não são tão viciante como os nossos dispositivos inteligentes. Então venda seu iPhone ou Android e volte a usar algo que você só consiga ligar ou enviar mensagens de texto.
Esteja equipado
Se você é viciado em seu celular, você provavelmente não é o único em seu grupo social. Reúna um grupo de amigos e fale com eles sobre o seu problema. Faça compromissos uns com os outros na caminhada da luta contra o vício.
Com a ajuda do Espírito Santo, podemos lutar contra todas as coisas que tentam impor regular nossas vidas. Não deixe seu celular assumir o controle!