
Por isso, hoje falaremos de Pedro, afinal ele negou Jesus. Mas calma... será que nós nunca agimos como Pedro?
Vejamos o livro de Mateus, capitulo 26 e os versículos 73 e 74: “pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: ‘certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia. Ai ele começou a se amaldiçoar e a jurar: ‘eu não conheço esse homem’”.
Nesse momento a Bíblia está se referindo a um tempo de grandes perseguições contra os seguidores de Cristo e até mesmo contra o próprio Jesus, os chefes dos sacerdotes estavam procurando qualquer depoimento que fosse contra Jesus, para que assim pudessem matá-lo. Seguir a Cristo não era nada fácil.
Perto do que esse povo viveu, seguir ao Senhor nos nossos dias é muito fácil.
Dessa forma, quero que possamos nos atentar para alguns aspectos do texto: 1) Você sabia que como seguidor de Jesus Cristo, o seu modo de falar te denuncia? Caso o seu jeito de viver, de ser e de falar não mostre que você é seguidor de Cristo, provavelmente tem algo errado. 2) Foi porque Pedro teve medo que ele disse que não conhecia a Jesus.
Esse texto me lembra uma experiência pessoal. Quando eu era criança, meus pais decidiram me mudar de escola. Antes das aulas começarem eu decidi que não ia “revelar a minha identidade”, não queria que as pessoas soubessem muito sobre mim, estava um pouco cansada com os estereótipos criados sobre os filhos de pastores e os cristãos, queria simplesmente ser uma aluna nova em uma escola nova.
Foram necessários alguns dias, menos de uma semana para que todos na sala soubessem de tudo. (risos) Cheguei em casa e contei para a minha mãe que eu não tinha conseguido me esconder, mas que tudo bem, porque eu tinha descoberto que eu estava em Jesus e que Jesus estava em mim, eu jamais conseguiria esconder isso. Logo, entendi que tudo sobre mim, comportamento, roupa, estilo de vida, gostos... tudo denunciava a presença de Jesus em mim.
Com Pedro aconteceu a mesma coisa, tudo nele denunciava que ele andava com Jesus, que ele conhecia Jesus. A grande questão foi que quando perguntaram para Pedro, ele negou. Pedro teve medo e não conseguiu assumir sua identidade.
Então, logo me pergunto: quantas vezes tivemos medo de assumir Jesus? Quantas vezes nós O negamos de formas diferentes?
Criticamos a Pedro, mas será que muitas vezes não agimos como ele? Tentamos esconder nossa identidade e a presença de Jesus em nós. Pedro temia a prisão e a morte. E nós, o que estamos temendo? Temos medo da exclusão, do bullying, das piadinhas?
Desde aquele primeiro dia de aula eu decidi que não havia nada para ser escondido e que onde eu chegasse as pessoas saberiam sobre quem mora em mim.
A resposta de Pedro foi: “Eu não conheço esse homem”. Mas a nossa resposta pode ser diferente, podemos gritar: SIM, EU CONHEÇO ESSE HOMEM, EU CONHEÇO JESUS! EU ANDO COM ELE E ELE ANDA COMIGO, SOMOS UM!
Queridos, não percam tempo, revele sua identidade, tenha um caráter como o de Jesus e tudo em você denunciará de quem você é filho!
Que Deus abençoe sua semana com muita presença dos céus!
- Bruna Thalita