Com o passar do tempo, a mudança de temperatura e a má conservação do produto, as maquiagens acabam ficando velhas muito rápido, impossibilitando seu uso. E acabamos perdendo nossos preferidos na hora de fazer o make.
Não é difícil encontrar, naquela sua gaveta do banheiro, alguns produtos com textura, coloração e odores diferentes dos originais. Tudo isso é resultado do mau armazenamento dos batons, sombras e lápis de olho.
Pensando nisso, o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho separou para a Claudia 5 dicas para fazer com que a vida útil da sua maquiagem dure muito mais. São formas de evitar desperdícios e de conservação. Confira:
Qualidade é melhor que quantidade
Para fazer seu produto de maquiagem durar mais, não adianta: muitas vezes o barato sai caro. Os produtos mais baratos geralmente demandam maior quantidade na aplicação, então acabam mais rápido. Já as maquiagens de boa qualidade contam com melhor cobertura e uma pequena quantidade é suficiente para uniformizar o rosto.
Nos produtos de textura líquida, muitas vezes ocorre mais desperdício, mas em todo caso o que vai importar é a qualidade do produto e seu grau de cobertura.
Armazenagem correta
Para apostar na durabilidade do produto sem que ele sofra contaminação, é importante mantê-los longe do sol, umidade e temperaturas elevadas. “O banheiro não é um bom lugar para guardar maquiagem por conta disso”, explica o especialista.
Ambientes como o banheiro não são bons porque o calor e a umidade facilitam a contaminação de pincéis por fungos e bactérias. Por isso, inclusive, tudo deve sempre ser mantido limpo e seco, em locais frescos e arejados.
De olho nas embalagens
Elas são essenciais para manter um produto protegido do calor, raios solares, umidade, bactérias e outros micro-organismos. Por isso, as embalagens devem ser protegidas e, de preferência, devem ficar dentro de uma maleta ou nécessaire.
E, também, é claro, é onde podemos ficar de olho na data de validade. “Quando usados após o vencimento, os produtos cosméticos podem causar irritação na pele, alergias, coceiras, entre outros problemas”, afirma Lucas.
Os erros no uso do rímel
Existem dois erros básicos no uso do rímel que afetam a durabilidade de um produto: a fricção do pincel dentro do tubo várias vezes, e retirar o excesso que fica na beirada do rímel e colocar em contato com o resto dentro do frasco.
Cuidado com os hidratantes
Antes de passar a maquiagem, a pele precisa estar higienizada, hidratada e fotoprotegida. Mas cuidado com as texturas dos hidratantes: “Se sua pele é oleosa, opte por um produto oil free ou sérum com secagem rápida. Isso faz com que a fixação não seja comprometida. No caso da pele seca, use um creme mais rico”, finaliza Lucas.