5 tecidos que parecem frescos mas na verdade esquentam

"Como tudo na vida, nem tudo o que parece, é. Existem tecidos que, apesar de aparentar serem fresquinhos, podem te enganar e deixar a sensação de calor maior", alerta Gloria Kalil.

Fonte: Guiame, com informações de ChicAtualizado: quarta-feira, 18 de novembro de 2015 às 10:59

O verão pede roupas mais leves, que nos livrem do calor — mas não adianta se o tecido não ajudar.

"Como tudo na vida, nem tudo o que parece, é. Existem tecidos que, apesar de aparentar serem fresquinhos, podem te enganar e deixar a sensação de calor maior", alerta Gloria Kalil.

Confira quais são os cinco tecidos, listados pela consultora de moda, que passam uma falsa impressão: de leveza.

1. ALGODÃO/BRIM

  

O tecido mais usado na confecção de roupas nem sempre é leve quanto parece. "Algodão é um tecido fresco, mas não tanto dependendo da gramatura do fio. Depende de uma porção de coisas: se o fio for mais grosso e o pano mais pesado — como o jeans, por exemplo, que é também é algodão — ele vai esquentar.

O jeans é um brim, cujo fio é tingido por fora. Qualquer brim é quente, porque é grosso, é muito batido e fechado — ou seja, você mal vê a trama. Toda calça em geral tem muito tecido e eles são mais fechados e quentes do que blusas".

2. CETIM

   

Vale ressaltar as diferenças que envolvem o cetim, que escorrega no corpo e dá a impressão de frescor. "O cetim pode ser de algodão, de seda ou mesmo de poliéster. Evidentemente, dependendo do peso, o cetim de algodão vai ser mais fresco que o de seda. De todos, o menos fresco é o de poliéster, porque é o menos arejado — por não ser um fio natural, e sim feito a partir do petróleo".

3. SEDA

  

Parente do cetim, a seda é a mais enganadora dos tecidos com seu toque. "As sedas mais leves evidentemente são mais frescas que as pesadas, que tem a trama mais fechadas e são mais quentes. Mas não basta ser seda para ser fresca, a seda pode ser quente se for muito batida".

4. LÃ FRIA

 

Por mais que digam o contrário, a lã fria definitivamente não serve para as altas temperaturas. "Lã fria carrega o mito de que é uma lã de fio muito fino, o que supostamente a deixaria mais leve. Ela tem esse imaginário de que se dá bem, inclusive no verão. Mas no calor brasileiro, não tem lã fria que segure".

5. POLIÉSTER/MICROFIBRAS

 

O campeão da lista no quesito 'forno'. "São os tecidos artificiais que são os mais quentes mesmo. Em geral são finos, então são bem fechadinhos e muito batidos para fechar a fibra. Quanto mais batido, menos vento e ar passam pelo tecido. Poliéster e microfibras, até quando elas tem toque de seda e parecem leves, são quentes. Olhando para elas você não diz que pode ser tão quentes quanto são".

Por fim, Gloria observa um detalhe fundamental para driblar o calor. "O que é muito importante e deve ser levado em conta nessa avaliação é cor. Claro que laranja, amarelo claro, branco, off-white e outros tons leves sempre dão uma sensação mais fresca que o cinza, marinho, preto ou qualquer cor escura. A cor pesa muito na sensação térmica também".

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições